POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

  • Adriana e Silva Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Dante Henrique Moura Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p119-138

Palavras-chave:

Formação de professores. Condições de trabalho. Ensino médio.

Resumo

O texto discute as relações entre as principais políticas de formação de professores e a precarização das condições de trabalho docente no ensino médio brasileiro, considerando o contexto de reestruturação produtiva 
instaurado mais fortemente no Brasil a partir da década de 1990. A construção deste texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos entender quais são as principais determinações postas à formação de professores desde a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996). As discussões realizadas mostram que apesar dos avanços propostos pela legislação vigente, ainda há de forma contundente a necessidade de investir esforços na concretização de políticas que integrem formação, carreira, remuneração e condições dignas de trabalho. Além disso, registra-se a permanência de diferentes tipos de organização da formação docente, assim como uma diversidade de instituições que tem contribuído para a precarização do trabalho docente. Contraditoriamente, o professor também pode se constituir em  um novo tipo de trabalhador intelectualizado, potencializando a possibilidade de o professor formar-se na perspectiva contrahegemônica, dominando além dos conhecimentos exigidos pelo capital, aqueles que lhe permitam ter uma compreensão crítica do mundo e das relações sociais e de produção sob a égide do capital.


Palavras-chave: Formação de professores. Condições de trabalho. Ensino médio.


TEACHER TRAINING POLICIES AND TEACHING IN BRAZILIAN HIGH SCHOOLS

Abstract: The text discusses the relations between the main policies of teacher training and precariousness of work conditions for teachers in Brazilian high schools, considering the context of productive restructuring most heavily installed in Brazil beginning in the 1990s. Construction of this text is the result of a bibliographical and document research in which we try to understand the main determinations placed on teacher training are since the approval of the current Law of Directives and Bases of National Education (LDB - Law nº 9.394/1996). Discussions showed that despite advances proposed by current legislation, there is still a need to invest in implementation of policies that integrate training, career, remuneration and decent working conditions. In addition, the existence of different types of teacher training organization has been registered, as well as a diversity of institutions that have contributed to the precariousness of teaching work. In contrast, the teacher can also become a new type of intellectualized worker, potentializing the possibility of the teacher training himself against the hegemonic perspective, dominating beyond the knowledge required by capital, those that allow him to have a critical understanding of the world and the social relations and production under the aegis of capital.


Keywords: Teacher training. Work conditions. High school.


POLÍTICAS DE FORMACIÓN DE PROFESORES Y DOCENCIA EN LA  ENSEÑANZAMEDIA BRASILEÑA

Resumen: El texto examina las relaciones entre las principales políticas de formación de profesores y la precarización de las condiciones de trabajo docente en la enseñanza media brasileña, basándose en el contexto de
reestructuración productiva establecido de forma más efectiva en Brasil a partir de la década de los noventa. La elaboración de este texto es fruto de una investigación bibliográfica y documental en la que buscamos  comprender cuáles son las principales normas aplicadas a la formación de profesores desde la aprobación de la actual Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB – Ley nº 9.394/1996). Los planteamientos realizados señalan que pese a los avanzos propuestos por la legislación vigente, aún hay de forma contundente la necesidad de dedicarse más en la concreción de políticas que integren formación, carrera, remuneración y condiciones dignas de trabajo. Además, se nota la permanencia de diferentes tipos de organización de la formación docente, asimismo hay diversas instituciones que contribuyen con la precarización del trabajo docente. Contradictoriamente, el profesor incluso puede constituirse en un nuevo tipo de trabajador intelectualizado, potencializando la posibilidad del maestro formarse en la perspectiva contra hegemónica, dominando no solo los conocimientos exigidos por el capital, sino también los que le permitan una comprensión crítica del mundo, de las relaciones sociales y de producción bajo el amparo del capital.


Palabras clave: Formación de profesores. Condiciones de trabajo. Enseñanza media.


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Biografia do Autor

Adriana e Silva Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN).

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(PPGEP/IFRN) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN).

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Sousa, A. e S., & Moura, D. H. (2017). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Cadernos De Pesquisa, 23, 119–138. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p119-138

Edição

Seção

Artigos