ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado

Autores

  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Francisca das Chagas Silva Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria José Pires Barros Cardozo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p92-105

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação superior. Seletividade no ingresso.

Resumo

Este artigo objetiva reconstruir a história dos mecanismos seletivos para ingresso na educação superior do Império à década de 90 do século XX, para apreender as contradições, continuidades, rupturas e sentidos na democratização de oportunidades educacionais, considerando suas mediações e resulta de estudos preliminares de um projeto de pesquisa sobre Educação Superior. Foi realizado com base em estudos bibliográficos e documentais (textos normativos). O estudo evidencia, nas diversas iniciativas reformistas da educação superior, a presença da tendência elitista, do esforço de ajustamento aos interesses capitalistas, com tímidas assimilações das reivindicações de movimentos sociais e da academia, dificultando a democratização das oportunidades educacionais. 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação superior. Seletividade no ingresso.


HISTORICAL BACKGROUND OF THE SELECTIVE MECHANISMS FOR ENTRY IN THE HIGHER COURSES IN BRAZIL: revisiting the past

Abstract: This article aims to reconstruct the history of selective mechanisms for entering higher education in the  Empire in the 1990s in order to understand the contradictions, continuities, ruptures and meanings in democratization of educational opportunities, considering their mediations and results in preliminary studies of a research project on Higher Education. It was carried out based on bibliographical and document studies (normative texts). The study shows, in diverse reformist initiatives in higher education, presence of elitist tendencies with slight assimilations of social movement and academia revindications, hindering democratization of educational opportunities.

Keywords: Educational policies. College education. Admissions selectivity.
 

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DE LOS MECANISMOS SELECTIVOS PARA ADMISIÓN EN LOS CURSOS SUPERIORES EN BRASIL: encuentro con el pasado

Resumen: Este artículo tiene como objetivo reconstruir la historia de mecanismos selectivos para el ingreso a la educación superior del Imperio a los años 90 del siglo XX, para entender las contradicciones, continuidades, rupturas y sentidos en la democratización de las oportunidades de educación, teniendo en cuenta sus mediaciones y los resultados de los estudios preliminares de un proyecto de investigación sobre la Educación Superior. Fue realizado con base en estudios bibliográficos y documentales (textos normativos). El estudio muestra, en las diversas iniciativas reformistas de la educación superior, la presencia de tendencia elitista, del esfuerzo de ajuste a los intereses capitalistas, con tímidas asimilaciones de las reivindicaciones de los movimientos sociales y el mundo académico, dificultando la democratización de las oportunidades educativas. 

Palabras clave: Políticas educacionales. Educación universitaria. Selectividad en la admisión.

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Biografia do Autor

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA


Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação.


Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA


Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação.


Maria José Pires Barros Cardozo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA


Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Lima, L. M., Lima, F. das C. S., & Cardozo, M. J. P. B. (2017). ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado. Cadernos De Pesquisa, 23, 92–105. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p92-105

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