FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais

Autores

  • Susana Soares Tozetto Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
  • Priscila Kailer Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p67-80

Palavras-chave:

Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.

Resumo

O presente artigo analisa os saberes da formação inicial do coordenador pedagógico. O cotidiano desse profissional, imerso por acontecimentos imprevisíveis, mobiliza saberes a cada nova situação Os autores que sustentam as análises aqui propostas são Kuenzer(2006), Gauthier (1998) e Gimeno Sacristán (1999). Assim, foi feito uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr entre os anos de 2007 a 2010. Os dados da pesquisa também foram obtidos com entrevistas de seis coordenadoras pedagógicas egressas do curso em análise. Os resultados mostram que a amplitude do processo formativo do coordenador pedagógico desafia as possibilidades de formar um profissional para diversas funções, como docente, gestor e pesquisador.

Palavras-chave: Formação Inicial. Saberes. Coordenador Pedagógico.


INITIAL TRAINING OF AN EDUCATIONAL COORDINATOR: reflections on professional knowledge

Abstract: This article analyzes knowledge in initial educational coordinator training. The daily life of this professional, immersed in unforeseeable events, mobilizes knowledge for each new situation Authors argue that the
analyses proposed here are Kuenzer (2006 ), Gauthier (1998) and Gimeno Sacristan (1999 ) . Thus, document analysis was carried out on the Political Pedagogical Project of the Faculty of Education at the State University of 
Ponta Grossa -PR from 2007 to 2010. Research data was also obtainedthrough the interviews of six educational coordinators of the major under anlysis.. Results show that the amplitude of educational coordinator training training process challenges the possibilities of preparing a professional for various functions such as a teacher, manager and researcher.

Keywords: Initial Training. Knowledge. Educational Coordinator.


FORMACIÓN INICIAL DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO: análisis y reflexiones del conocimiento profesional

Resumen: En este artículo se analiza el conocimiento de la formación inicial del coordinador pedagógico. La vida cotidiana de este profesional, inmersa por acontecimientos imprevisibles, moviliza el conocimiento a cada nueva situación. Los autores que sostienen los análisis que aquí se proponen son Kuenzer (2006), Gauthier (1998) y Gimeno Sacristán (1999). Por lo tanto, se realizó un análisis documental del Proyecto Político Pedagógico del Curso de Pedagogía de la Universidad Estadual de Ponta Grossa - PR entre los años 2007 a 2010. Los datos de la investigación se obtuvieron también con encuestas a seis coordinadoras pedagógicas egresas del curso en análisis. Los resultados muestran que la amplitud del proceso de formación del coordinador pedagógico desafía las posibilidades de formar un profesional para diversas funciones, como maestro, director e investigador.

Palabras clave: Formación inicial. Conocimiento. Coordinador pedagógico. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Professora Doutora do departamento de educação e do
Programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.


Priscila Kailer, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Professora da Rede Pública de Ponta Grossa (SME).

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

TOZETTO, Susana Soares; KAILER, Priscila.
FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: análises e reflexões dos saberes profissionais
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 67–80, 26 Jan 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)