EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados

Autores

  • Marina Graziela Feldmann Universidade Católica (PUC-SP).
  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
  • Maria de Nazaré Corrêa Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p01-11

Palavras-chave:

Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.

Resumo

O artigo analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro 
(PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua.

Palavras-chave: Educação. Humanização. Moradores de rua. Prática docente.


EDUCATION AND HUMANIZATION IN FREIRE’S SOCIAL JUSTICE PERSPECTIVE: converging and expanded dialogues

 

Abstract: The article analyzes an experiment carried out through an extension project by the Department of Pedagogy at Amazonas State University (UEA), through the Literacy Program Rewriting the Future. This project has 
chosen the Education and Humanization theme, with emphasis on existing illiteracy in low-income population and socially excluded people. Therefore, documents were analyzed considering what was registered about the actions. The results showed: low dropout rate , decreased negative indicators by 50%, literacy withthemes brought by the students, possibility of reading the world from the group’s reality, inclusion in formal education, return to their homes, increased self-esteem and self-recognition of their incompleteness even when they feel from and on the street.

Keywords: Education. Humanization. Homeless. Teaching practice.


EDUCACIÓN Y HUMANIZACIÓN EN LA PERSPECTIVA DE LA JUSTICIA SOCIAL EN FREIRE: diálogos convergentes y expandidos

Resumen: El artículo analiza un experimento llevado a cabo por medio de un proyecto de extensión del Curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Amazonas (UEA), a través del Programa de Letramiento  Reescribiendo el Futuro (PLRF). Este proyecto eligió el tema de Educación y Humanización, con énfasis en el analfabetismo existente con las poblaciones pobres y excluidas socialmente. Así, fueron analizados documentos con el registro de las acciones desarrolladas. Los resultados mostraron: baja evasión, disminución en un 50% de los indicadores negativos, letramiento con los temas presentados por los estudiantes, posibilidad de leer el mundo a partir de la realidad del grupo, inclusión en la educación formal, retorno a los hogares, aumento de la autoestima y autoconocimiento de su carácter incompleto, incluso en condiciones de sentirse en situación de y en la calle.

Palabras clave: Educación. Humanización. Personas en situación de calle. Práctica docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Universidade Católica (PUC-SP).

Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

 

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). 

Maria de Nazaré Corrêa Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).


Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

FELDMANN, Marina Graziela; MASETTO, Marcos Tarciso; SILVA, Maria de Nazaré Corrêa.
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA JUSTIÇA SOCIAL EM FREIRE: diálogos convergentes e ampliados
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 01–11, 26 Jan 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)