VIOLÊNCIA E BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR: contributos da perspectiva intercultural

Autores

  • Ana Karina Campos Moreira da Costa Santos Universidade Aberta de Lisboa
  • Natália Ramos Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30

Palavras-chave:

Violência. Bullying. Vitimização. Escola. Prevenção. Educação intercultural.

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, compreender e , analisar  os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social no  meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.

 

Palavras-chave: Violência. Bullying. Vitimização. Escola. Prevenção. Educação intercultural.


VIOLENCE AND BULLYING IN SCHOOL CONTEXT: contributions of intercultural perspective

Abstract: This article presents a literature review on the theme of violence and bullying in schools, based on extensive analysis of various documentary sources, publications and scientific literature, from many relevant authors, aiming to achieve a wide understanding and proper contextualization of the phenomenon under study. This is the first stage of a research work that is being developed on the mentioned topic, at the Research Center for Migration and Intercultural Relations (CEMRI), of the Open University of Lisbon, Research Group “Health, Culture and Development”. The study aims to identify, to know, analyze and understand the processes involved in the construction of violence and social exclusion in portuguese schools. We also intend to assess the main causes and consequences of violent behavior in schools, as well as finding ways to prevent violence and defining intervention strategies / actions, namely through contributions of intercultural education. To carry out this study, still in progress in its empirical part, we have chosen the qualitative research method. We chose to perform a descriptive study, in the case study category. Therefore, we propose to study the case of a school of the first cycle of basic education (primary school), which belongs to a group of schools from Setúbal district, located in an urban area of Seixal.

Keywords: Violence. Bullying. Victimization. School. Prevention. Intercultural education.


VIOLENCIA Y BULLYING EN EL CONTEXTO ESCOLAR: contribuciones de la perspectiva intercultural 

Resumen: En este artículo se presenta una revisión de la literatura sobre el tema de la violencia y la intimidación en las escuelas, en base a un amplio análisis de diversas fuentes documentales, publicaciones e literatura científica, de muchos autores de referencia, con el objetivo de una profunda comprensión y contextualización adecuada del fenómeno en estúdio. Esta es la primera parte de un trabajo de investigación en el desarrollo en el Centro de Estudos en Migración y Relaciones Interculturales (CEMRI), de la Universidad Aberta de Lisboa, Grupo de Investigatión “Salud, Cultura y Desarrollo”. El estúdio tiene como objetivo identificar, comprehender y analizar los procesos que intervienen en la construcción de la violencia y la exclusión social en las escuelas portuguesas. Tenemos la intención, también, de identificar las principales causas y consecuencias de los comportamientos  violentos en contextos escolar, así como definir posibles formas de prevención  y estrategias de intervención/atuación, identificada a través de las contribuciones de la educación intercultural.  Para realizar este estudio, todavía en elaboración en su vertiente empírica, optamos por lo método de investigación cualitativa. Elegimos  realizar un estudio del tipo descriptivo, en la categoría de estudio de caso. Así, proponemos estudiar el caso de una escuela de primero ciclo de enseñanza básica, de un agrupamiento  de esculelas del distrito de Setúrbal, situada en la zona urbana del consejo del Seixal.   

Palabras clave: Violencia. Bullying. Victimización. Escuela. Prevención. Educación intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina Campos Moreira da Costa Santos, Universidade Aberta de Lisboa

Investigadora Integrada do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI/UAb/FCT), Universidade Aberta, Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. Doutora em Ciência da Educação (Especialidade em Educação Multicultural/Intercultural), pela Universidade Aberta, Lisboa.  

 

Natália Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa e Coordenadora do Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”, do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI/UAb/FCT). Doutora em Psicologia pela Universidade Paris V, Sorbonne.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

da Costa Santos, A. K. C. M., & Ramos, N. (2016). VIOLÊNCIA E BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR: contributos da perspectiva intercultural. Cadernos De Pesquisa, 23(2), 16–30. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30

Edição

Seção

Artigos