ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SOB O OLHAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Carolline Septimio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p70-86

Palavras-chave:

Acessibilidade física. Estudantes com deficiência. Universidade Federal do Pará.

Resumo

 

O artigo ora apresentado é derivado de um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Pará (UFPA). Nosso objetivo foi investigar a acessibilidade física no campus de Belém, a partir do olhar de Estudantes com deficiência. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas aos Acadêmicos com diferentes tipos de deficiência e cursando graduações distintas, a fim de observar a diversidade de percepções no uso do espaço, em uma abordagem teórica ancorada em Goffman(1988), Pinto e Buffa (2009) e Diniz (2012). Como resultados destacamos que, para os Discentes, a acessibilidade física não é um conceito fixo e universal, mas construído na relação sujeito-ambiente e que as atuais obras de acesso ao espaço físico da UFPA têm sinalizado avanços para a vida acadêmica e precisam ser expandidas. Para os Estudantes, faz-se necessário o fomento a pesquisas que abordem a questão da acessibilidade física na universidade pois o campus é considerado pelos Acadêmicos como o melhor espaço de socialização de conhecimentos, ainda que existam barreiras de acesso à sua estrutura física.

Palavras-chave: Acessibilidade física. Estudantes com deficiência. Universidade Federal do Pará.


Physical accessibility at the Federal University of Pará through the eyes of disabled students

Abstract: This article is derived from a part of the master's thesis developed at the Federal University of Pará (UFPA). Our goal was to investigate the physical accessibility on campus in Belém, through the eyes of disabled Students. The qualitative research was conducted by interviews with Students with different types of disabilities who were attending different degrees programs, in order to observe the diversity of perceptions about the use of the space, in a theoretical approach anchored on Goffman (1988), Pinto and Buffa (2009) and Diniz (2012). As a result we noticed that for Students, physical accessibility is not a steady and universal concept, but a concept built in the subject-environment relationship and that the current improvements of access to UFPA's physical space have indicated progress to the academic life but still need to be expanded. For Students, it is necessary to promote research about physical accessibility at the university because the campus is considered by scholars as the best knowledge socialization space, although there are access barriers to its physical structure.

Keywords: Physical accessibility. Disabled students. Federal University of Pará.

 

Accesibilidad física en la universidade federal do pará bajo la mirada de estudiantes con deficiencia

Resumen: Este artículo es derivado del recorte de la disertación de maestria desarollada en la Universidade Federal do Pará (UFPA). Nuestro objetivo fue investigar la accesibilidad física en el campus de Belém desde la mirada de los Estudiantes con deficiencia. El estudio cualitativo fue realizado a través de entrevistas a los Académicos com diferentes tipos de deficiencia y cursando distintos grados, con el propósito de observar la diversidad de percepción en el uso del espacio, en un abordaje teorica fundamentado en Goffman (1988), Pinto e Buffa (2009) e Diniz (2012). Como resultados hemos destacado que, para los Alumnos, la accesibilidad física no es un concepto fijo y universal, pero sí construido en la relación sujeto-ambiente y que las atuales obras de acceso al espacio físico de UFPA han señalado avances para la vida académica y necesitan expandirse. Para los Estudiantes, es necesario el fomento a investigaciones que aborden la questión de la accesibilidad física en la universidad, pues el campus es considerado, por los Académicos, el mejor espacio de socialización de conocimientos, aunque existan barreras de acceso a su estructura física.

Palabras clave: Accesibilidad física. Estudiantes con deficiencia. Universidade Federal do Pará.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolline Septimio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na linha Currículo, Epistemologia e História da Universidade Federal do Pará e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE) na linha Educação, Comunicação e Tecnologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- 2015). Tem experiência em Formação de Professores e Assessoramento Técnico das escolas públicas. É servidora efetiva no cargo Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará- (SEDUC-PA) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém- (SEMEC-PA).

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Bacharelado), Pedagogia e em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service dHistoire de lEducation, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, exercendo atividade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Geografia e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, desenvolvendo ações de pesquisa, ensino, extensão e assessoria/consultoria sobre os seguintes temas: Ensino e Aprendizagem da Geografia; Currículo; Formação de Professores para a Educação Básica; Educação Inclusiva; e Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia e Política, Ensino e Formação.  Professores para a Educação Básica; Educação Inclusiva; e Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

SEPTIMIO, Carolline; DA ROCHA, Genylton Odilon Rêgo; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi.
ACESSIBILIDADE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SOB O OLHAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 70–86, 24 Mai 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos