REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL

Ricieri Carlini Zannoni

Resumo


Resumo: O presente artigo propõe uma nova estrutura para a história do ensino de música no Brasil a partir de três pilares que constituem importantes áreas de pesquisa em música dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras. São elas: etnomusicologia; composição e performance; e educação musical. Esperamos reacender a discussão sobre a estrutura estanque adotada pelos livros de história da música que nos deixa a impressão de: os jesuítas foram expulsos e não se fala mais de música indígena; o regime escravocrata foi abolido e as bandas de negros deixaram de existir, etc.

Palavras-chave: Educação musical. História. Ensino de música.



RETHINKING THE STRUCTURE ON THE HISTORY OF MUSIC EDUCATION IN BRAZIL

Abstract: This paper proposes a new structure for the history of music education in Brazil based on three beams that represent important areas of research in music of the graduation programs of the Brazilian universities. They are: ethnomusicology, composition and performance, and music education. We hope to stimulate the discussion about the tight structure adopted by the books of the history of music that give the impression that: the Jesuits were expelled and no longer speaks of indigenous music, the slave system was abolished and the black bands no longer exist, etc.

Keywords: Music education. History. Teaching of music.



REPLANTEAMIENTO DE LA ESTRUCTURA SOBRE LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA MÚSICA EN BRASIL

Resumen: Este trabajo propone una nueva estructura para la historia de la enseñanza de la música en Brasil sobre la base de tres pilares que representan áreas importantes de la investigación en la música en los programas de postgrado de las universidades. Ellos son: la etnomusicología, la composición y funcionamiento, y la educación musical. Esperamos volver a encender el debate sobre la estructura adoptada para los libros de historia de estanquidad de la música que sale de la impresión: los jesuitas fueron expulsados y ya no se habla mas de música indígena, el sistema de esclavitud fue abolido y las bandas de negro ya no existen, etc.

Palabras clave: Educación musical. Historia. Escuela de música.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Cad. Pesq.

ISSN 2178-2229  (on-line)

ISSN 0102-4175 (impresso)