O ESTADO DA ARTE SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO NORDESTE (1998 – 2015)

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ana Maria Iório Dias Universidade Federal do Ceará - UFCE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n3.p.115-132

Palavras-chave:

Educação do Campo. Estado da Arte. Educação do Campo na Região Nordeste.

Resumo

O presente estudo emerge de uma pesquisa desenvolvida no Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Como objetivo central, vislumbramos evidenciar a produção científica desenvolvida na pós-graduação em educação da Região Nordeste sobre a Educação do Campo, no período de 1998 a 2015. Como objeto de análise, apontamos as teses e as dissertações produzidas e publicadas nos 18 programas e cursos de pós-graduação em educação em nível de Mestrado (acadêmico e profissional) e de Doutorado, de universidades da região aludida. Atentamos ao mapeamento das temáticas investigadas, das tendências teóricas e dos aportes metodológicos caracterizados nas produções. Como resultado do estudo, referenciamos que os trabalhos analisados atentam para temáticas que estão diretamente ligadas à realidade e aos problemas inerentes à educação do campo: formação de professores, políticas educacionais, movimentos sociais do campo, educação rural, educação profissional, dentre outras. Os aportes teóricos se centralizam na literatura nacional. Destacamos, além disso, a não utilização de artigos, teses, dissertações e outros gêneros textuais científicos nas discussões. No tocante aos aspectos metodológicos, aludimos que a abordagem qualitativa se referencia na grande maioria das produções, entrelaçando-se aos estudos de carácter etnográfico, exploratório e à modalidade estudo de caso.

Palavras-chave: Educação do Campo. Estado da Arte. Educação do Campo na Região Nordeste.

 

STATE OF THE ART ON RESEARCH IN THE FIELD OF RURAL EDUCATION INNORTHEAST REGION (1998 – 2015)

 

Abstract: This study emerges from a survey the Doctorate in Education Program of Graduate Studies in Education at the State University of Ceará - UECE. It highlight the scientific production developed in graduate education in the Northeast Region on Rural Education, from 1998 to 2015. As the object of analysis, we point the theses and dissertations published in 18 programs courses graduate education at Master's level (academic and professional) and Doctorate in universities of the mentioned region. Alert to the mapping of the investigated issues, the theoretical trends and methodological contributions featured in productions. As a result of the study, pointed out that the studies analyzed pay attention to issues that are directly linked to the reality and the problems of rural education: teacher training, education policy, rural social movements, rural education, vocational education, among others. The theoretical contributions are centered in the national literature. We point out, moreover, non-use of articles, reviews, and other scientific genres in the discussions. With regard to methodological aspects the qualitative approach is referenced in most productions, intertwining to ethnographic studies, exploratory study and the type of case.

Keywords: Rural Education. State of the art. Rural Education in the Northeast Region.

 

EL ESTADO DEL ARTE SOBRE LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN DEL CAMPOEN LA REGIÓN NORESTE (1998 - 2015)

Resumen: El presente estudio emerge de una investigación presentada en el Doctorado en Educación del Programa de Posgrado de la Universidad del Estado de Ceará - UECE. Como objetivo principal, decidimos evidenciar la producción científica desarrollada en los cursos de posgrado en educación de la Región Nordeste sobre la Educación del Campo, en el periodo de 1998 a 2015.  Como objeto de análisis, señalamos las tesis y disertaciones producidas y publicadas en 18 programas y cursos de posgrado a nivel de Maestría (académica y profesional) y Doctorado, de las universidades de la región mencionada. Alertamos para uno mapeo de las temáticas investigadas, de las tendencias teóricas y de los aportes metodológicos caracterizados en las producciones. Como resultado del estudio, percibimos que los trabajos tiene atentado a las temáticas que están directamente ligadas a realidad y a los problemas pertenecientes a la educación del campo: formación de profesorado, políticas educacionales, movimientos sociales del campo, educación rural, educación profesional, entre otras. Los aportes teóricos se centralizan en la literatura nacional. Señalamos, por otra parte, la no utilización de artículos, tesis, disertaciones y otros géneros científicos en las discusiones. Con respecto a los aspectos metodológicos, aludimos que la abordaje cualitativo se referencia en la gran mayoría de las producciones, entrelazándose a los estudios de carácter etnográficos, exploratorio y a la modalidad de estudio de caso.

Palabras clave: Educación del Campo. Estado del Arte. Educación del Campo en la Región Nordeste.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educaçao do Campo - UFERSA. Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - UFERSA.

Ana Maria Iório Dias, Universidade Federal do Ceará - UFCE

Doutora em Educação. Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará - UFE. Professora e Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Medeiros, E. A. de, & Dias, A. M. I. (2015). O ESTADO DA ARTE SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO NORDESTE (1998 – 2015). Cadernos De Pesquisa, 22(3), 115–132. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n3.p.115-132

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)