TENDENCIAS Y PERSPECTIVAS DE NUEVOS ESCENARIOS EDUCACIONALES

Autores

  • Samuel Luis Velazquez Castellanos Universidade Federal do Maranhão - Brasil Universidade de Versailles - França

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.1-15

Palavras-chave:

Tendências educacionais. Racionalidade instrumental. Cenários educativos

Resumo

Se analizan en este trabajo las tendencias educacionales provocadas por las transformaciones enlos planos económico, político, social y cultural. Se aborda la repercusión de estos cambios en la construcción denuevos escenarios que respondan a las exigencias de la posmodernidad. Se reflexiona sobre el papel de la racionalidadinstrumental deliberada en el mundo contemporáneo a partir de la perspectiva habermasiana. Se trata de lasimplicaciones de esta racionalidad en la configuración de la economía y del mercado del trabajo, en el desarrollo eimplantación de las nuevas tecnologías informacionales y, en la formación/calificación del profesor, discutiéndose laproyección del trabajo docente, tanto en el marco de actuación individual y colectiva, como también en lo particulary en lo global que emerge en el campo de la educación.

Palabras clave: Tendencias educacionales. Racionalidad instrumental. Escenarios educativos.

 

 

TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS

Resumo: Analisam-se neste trabalho, as tendências educacionais provocadas pelas mudanças nos planoseconômico, político, social e cultural. Aborda-se a repercussão destas transformações na construção de novoscenários educacionais que respondam às exigências da pós-modernidade. Reflexiona-se sobre o papel da racionalidade-instrumental deliberada no mundo contemporâneo a partir da perspectiva habermasiana. Trata-se dasimplicações desta racionalidade na configuração da economia e no mercado do trabalho, no desenvolvimento e implantaçãodas novas tecnologias informacionais e na formação/qualificação do professor, discutindo-se a projeçãodo trabalho docente, tanto no marco de atuação individul e coletivo, como também no particular e no global queemerge no campo da educação.

Palavras-chave: Tendências educacionais. Racionalidade instrumental. Cenários educativos.

 

 

TENDENCIES AND PROSPECTS OF NEW EDUCATIONAL SCENARIOS

Abstract: Are analyzed in this work, educational tendencies provoked by changes in economic, political, socialand cultural plans. Deals with the repercussion of these changes in the construction of new educational scenariosthat meet the requirements of postmodernity. He reflects up about the role of rationality-instrumental deliberate inthe contemporary world from Habermas’ perspective. Say about the implications of this rationality in the configurationof economy and in the labor market, in the development and deployment of new information technologies andin training / qualification of the teacher, discussing the projection of teaching, in individual and collective activities offramework for action, but also in particular and global that emerges in the field of education.

Keywords: Educational tendencies. Instrumental rationality. Educational settings.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Luis Velazquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão - Brasil Universidade de Versailles - França

Licenciado em Música (especialidade em Canto Lírico) pelo Instituto Superior de Artes de La Havana / Cuba (1996). Licenciado em Filosofia pela Universidade de La Havana / Cuba (1996). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2007). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / Araraquara (2012). Pós-Doutorando em Educação pela Universidade de Versailles / França (2014 - 2015). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Educação I. Bolsista de Produtividade da FAPEMA.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

Castellanos, S. L. V. (2015). TENDENCIAS Y PERSPECTIVAS DE NUEVOS ESCENARIOS EDUCACIONALES. Cadernos De Pesquisa, 22(1), 1–15. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.1-15

Edição

Seção

Artigos