“ESTOU FORMADO(A), E AGORA?”: uma análise sobre o sofrimento psíquico de desempregados recém-formados em instituições de nível superior em São Luís-MA

Alynne Virginya de Queiroz Lima, Manoel William Ferreira Gomes

Resumo


Analisa como o desemprego afeta a subjetividade de indivíduos recém-formados em Instituições de nível superior, em São Luís-MA. Fez-se uma pesquisa de campo, com entrevistas estruturadas com recém-formados, que estão fora do mercado de trabalho formal ou fora da sua área de formação. Posteriormente, analisaram-se os dados coletados a partir do método da análise de conteúdo, correlacionando-os com a base teórica da Psicodinâmica do Trabalho. Partindo-se dessa discussão e utilizando-se a análise dos dados qualitativos, comprova-se a existência de sofrimento psíquico nos desempregados recém-formados e a utilização de estratégias defensivas para minimizar os impactos psicológicos do desemprego.
Palavras-chave: Sofrimento psíquico. Recém-formados. Desemprego. Trabalho.

ABSTRACT

Examines how unemployment affects the subjectivity of newly graduated individuals in the high education institutions of the city of São Luís - Maranhão. A research with structured interviews was done involving the newly graduated ones out of the labor market or out of their graduation area. Afterwards, collected data were analyzed from the point of view of analysis content methodology relating them to work psychodynamics base theory. Starting from that discussion and using the analysis of quality data, it was proven the presence of psychological suffering by the unemployed newly graduated and the use of defensive strategies to minimize unemployment psychological impacts.
Keywords: Psychological sufferance. Newly graduated. Unemployment. Work.

RESUMEN

El objetivo principal de este trabajo es examinar cómo el desempleo afecta a la subjetividad de los individuos recién graduados en las instituciones de educación superior en San Luís-MA. Hubo un estudio de campo, con entrevistas listas con recién graduados fuera del mercado formal de trabajo o fuera de su área de formación. Posteriormente, se analizaron los datos obtenidos por el método de análisis de contenido, correlacionándolos con los fundamentos teóricos de la Psicodinámica del Trabajo. A partir de esta discusión y con el análisis de datos cualitativos, pruebase la existencia del sufrimiento psicológico entre los recién graduados desenpleados y el uso de estrategias defensivas para reducir al mínimo los efectos psicológicos del desempleo.
Palabras clave: Malestar psicológico. Recién graduados. Desempleo. Trabajo.

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