AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: desafios e demandas contemporâneas para a formação docente

Bergson Pereira Utta, Raffaelle Andressa dos Santos Araújo, Robson Ruiter Mendonça Santos

Resumo


Este artigo aborda a temática relativa às políticas educacionais brasileiras, apresentando reflexões e análises a respeito dos desafios e demandas contemporâneas para a formação docente implantadas nas últimas décadas. A formação de professores tem sido alvo de medidas educacionais implementadas por organismos internacionais de financiamento que concebem a educação como elemento primordial dentre as políticas para o enfrentamento da concorrência em uma economia globalizada. Assim, como ponto de partida, optou-se por uma pesquisa bibliográfica de forma a analisar quais as principais implicações que as atuais políticas educacionais trouxeram para a formação docente.
Palavras-chave: Estado. Políticas Educacionais. Trabalho. Formação Docente.

ABSTRACT

This article discusses the issue on the Brazilian educational policies, with reflections and analysis about the contemporary demands and challenges for teacher training implemented in recent decades. Teacher education has been subjected to educational measures implemented by international financial institutions that conceive education as a major element among the policies to face the competition in a globalized economy. So, as a starting point, a literature search was done in order to analyze what are the main implications that current education policies have brought to the teacher training.
Keywords: State. Educational Policies. Work. Teacher Education.

RESUMEN

Este artículo aborda el tema en las políticas educativas de Brasil, con reflexiones y análisis sobre las exigencias actuales y retos para la formación del profesorado a cabo en las últimas décadas. La formación del profesorado ha sido objeto de medidas educativas aplicadas por las instituciones financieras internacionales que conciben la educación como un elemento importante entre las políticas para enfrentar la competencia en una economía globalizada. Por lo tanto, como punto de partida, hemos optado por una búsqueda en la literatura con el fin de analizar cuáles son las principales consecuencias que las políticas actuales de educación han llevado a la formación del profesorado.
Palabras clave: Del Estado. Política educativa. Trabajo. Formación del profesorado.




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Cad. Pesq.

ISSN 2178-2229  (online)