A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: análise com pressupostos Vigotskianos

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Marilda Gonçalves Dias Facci, Maria Júlia Lemes Ribeiro

Resumo


Atualmente, temos um grande contingente de crianças frequentando a escola, porém muitos alunos não têm se apropriado dos conhecimentos curriculares, fato que é objeto de estudos no âmbito da Educação e da Psicologia Escolar e Educacional. Nesse contexto, nosso objetivo é apresentar a compreensão de professores sobre as dificuldades encontradas no processo de escolarização e o relato que fazem sobre o enfrentamento dessas dificuldades em uma cidade do Norte do Paraná. Para tanto, inicialmente, faremos uma discussão sobre o fracasso escolar; na sequência, apresentaremos alguns pressupostos do processo ensino-aprendizagem com fundamentos na Psicologia Histórico-Cultural e, finalmente, apresentaremos dados de uma pesquisa sobre as queixas escolares realizada com trinta professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco escolas. Nossa conclusão foi que uma visão culpabilizante e individualizadora continua explicando as dificuldades no processo de escolarização e que os alunos vivem em uma sociedade excludente, a qual não socializa os bens materiais e culturais de forma igualitária. Também, concluímos ser necessário propor mediações diferenciadas, para que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.

 

TEACHERS’ UNDERSTANDING ON DIFFICULTIES IN THE SCHOOLING PROCESS: analysis with vygotskian assumptions

ABSTRACT: Nowadays, a great number of children are going to school; however there is a general complaint
that many of those children are not internalizing curriculum knowledge. This fact has actually been focused in studies by Education and by School and Educational Psychology. This paper focus on teachers’ understanding about difficulties involved in the schooling process and the reporting made about facing them in a town in the northern region of the state of Paraná, Brazil. A discussion of school failure will be held, followed by some presuppositions of the teaching-learning process foregrounded on Historical and Cultural Psychology. Data from a research on school complaints with thirty teachers of the first forms of the Primary School from five schools will be given. A guilt-ridden and individualized point of view is still rife to explain the difficulties in the schooling process. Further, data reveal that students live in an excluding society
which does not socialize equally material and cultural goods. Differentiated mediations are required so that knowledge may be accessible to all students.

KEYWORDS: School complaints. Education. School and educational psycology. Historical and cultural psychology.

 

 

EL ENTENDIMIENTO DE LOS PROFESORES SOBRE LAS DIFICULTADES EN EL PROCESO DE ESCOLARIZACIÓN: análisis con presupuestos vigotskianos

RESUMEN: Actualmente hay un gran contingente de niños frecuentando la escuela, sin embargo muchos alumnos no se han apropiado de los conocimientos curriculares, hecho éste que es objeto de estudios en el ámbito de la Educación y de la Psicología Escolar y Educacional. En ese contexto, nuestro objetivo es presentar el entendimiento de profesores sobre las dificultades encontradas en el proceso de escolarización
y el relato que se hacen sobre el enfrentamiento de ellas en una ciudad del Norte de Paraná. Para tanto, inicialmente haremos una discusión sobre el fracaso escolar; en la secuencia presentaremos algunos presupuestos del proceso enseñanza-aprendizaje, con fundamentos en la Psicología Histórico-
Cultural; y, finalmente, presentaremos datos de una investigación sobre las quejas escolares realizada con treinta profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de cinco escuelas. Nuestra conclusión fue que una visión de culpabilidad e individualizadora sigue explicando las dificultades en el proceso de escolarización, y que los alumnos viven en una sociedad excluyente, la cual no socializa los bienes materiales y culturales de forma igualitaria. También concluimos ser necesario proponer mediaciones
diferenciadas, para que todos los estudiantes tengan acceso al conocimiento.

PALABRAS CLAVE: Quejas escolares. Educación. Psicología escolar y educacional. Psicología histórico-cultural.


Palavras-chave


Queixas escolares. Educação. Psicologia escolar e educacional. Psicologia histórico-cultural.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.42-58

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ISSN 2178-2229

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