EDUCAÇÃO E A PANACEIA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.14

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino Remoto, Direito à Educação, Crise Sanitária, Pandemia

Resumo

Sob a luz do materialismo histórico e dialético, o presente texto, decorrente de pesquisa bibliográfi ca e documental, tem por objetivo discutir a oferta educacional no estado do Paraná no período da crise sanitária decorrente da Pandemia da Covid-19, de modo a elucidar os encaminhamentos capitaneados pelo governo do estado, e colocados em prática em escolas públicas, por meio do ensino remoto. Para tanto, o texto tece considerações a respeito da crise sanitária causada pela Pandemia, a qual encontrou solo fértil na crise econômica vivenciada no país e colocou em xeque as decisões governamentais, desvelando que, nas decisões do governo, a proteção do capital se mostrou mais importante do que a proteção da vida humana; apresenta dados sobre a desigualdade que sustenta a lógica capitalista, e, ainda, expõe os principais encaminhamentos político-educacionais para a manutenção da oferta educacional em escolas públicas paranaenses, por meio de deliberações aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação e orientações expedidas pela Secretaria de Educação. A análise assinala que o ensino remoto foi considerado como panaceia ao assegurar a oferta educacional, sem que o direito à educação socialmente referenciada tenha sido efetivamente garantido, visto que, nos encaminhamentos político-educacionais, os problemas e difi culdades vivenciados por alunos e profissionais da educação foram minimizados ou mesmo desconsiderados.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Alves da Silva Darcoleto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP de Araraquara. Professora adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

DARCOLETO, Carina Alves da Silva; FLACH, Simone de Fátima.
EDUCAÇÃO E A PANACEIA DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE CRISE SANITÁRIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 311–338, 29 Mar 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.