MOVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.12

Palavras-chave:

Política e gestão educacional, Regime de colaboração, Educação municipal, Região Norte, Amazônia

Resumo

O artigo aborda o tema regime colaboração na educação. Analisa como vem se constituído as relações intergovernamentais estado-municípios nas políticas públicas e na gestão da educação do Tocantins. As análises assentam-se em perspectiva crítica, apoiadas em fontes bibliográficas e documentais. Os resultados remetem à reflexão a respeito da ausência, no Tocantins, assim como em outros estados, de normas e orientações próprias quanto à forma e ao conteúdo das relações intergovernamentais e instâncias próprias configurando o regime de colaboração. Apreende-se a constante movimentação na (re)organização de arranjos legais e administrativos, ações integradas e formas de colaboração que focalizam especificidades, indicando a parca e dúbia significação do regime. Ainda, que é uma temática que implica problematizar a estrutura societária brasileira desigual e, por consequência, as dificuldades municipais.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

UFT, Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE-Mestrado/PGEDA-Doutorado), Curso de Pedagogia, Campus de Palmas

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Lagares, R. (2022). MOVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 257–276. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.12