O TEMPO ESCOLAR EM QUESTÃO

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Cristina Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Josiane da Silva Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n2p49-55

Palavras-chave:

Espaço. Tempo. Educação.

Resumo

Neste texto, objetivamos refletir sobre a questão do tempo escolar. Os espaços educacionais se estruturam em torno de uma certa organização de tempo que na Modernidade foi tão bem disseminado para/ em nossas escolas. Intentamos falar de um outro tempo, um tempo que está a ser vivido na Atualidade e refletir sobre os desdobramentos que isso traria para os espaços educacionais. Trazendo esta discussão para o nosso entendimento sobre a infância, precisamos atualizar nossa maneira de compreendê-la e, consequentemente, de pensar junto com ela sua educação. Pretendemos problematizar as seguintes questões: O que podemos refletir, então, sobre as implicações da mudança na noção de tempo para a escola? Como vivenciamos os tempos de aprendizagem? Como organizamos o tempo pedagógico? E como fica o tempo do professor e da professora diante de tantas indagações sobre o tempo? Qual deveria ser o tempo de permanência dos alunos e alunas na escola? Que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como tempo de criação? 

Palavras-chave: Espaço. Tempo. Educação.


SCHOOL TIME IN QUESTION

Abstract: In this paper, we aim to reflect on the issue of school time. Educational spaces are structured around a certain organization of time which has been extremely well spread to/in our schools in Modern Times. We tryto speak of another time - a time that is to be experienced in Present Times - and reflect upon the consequences that this might bring to educational spaces. By bringing this discussion to our understanding of childhood, we need to update our ways to understand childhood and consequently to think about child education together with them. We intend to discuss the following questions: Thus, what can we reflect upon the implications of change in the notion of time for school? How do we experience learning time? How do we organize pedagogical time? And what about teacher's time in face of so many inquiries about time? What should the time of studentschooling be? What educational spaces would allow us to live time as time for creation?

Keywords: Space. Time. Education.


EL TIEMPO ESCOLAR EN CUESTIÓN

Resumen: En este trabajo nos proponemos reflexionar sobre la cuestión del tiempo de la escuela. Los espacios educacionales se estructuran alrededor de una cierta organización de tiempo que en la Modernidad fue tan bien diseminado para/ en nuestras escuelas. Proponemos hablar de un otro tiempo, un tiempo que se vive en la Actualidad y reflexionar sobre los desdoblamientos que eso traería para los espacios educacionales. Trayendo esta discusión para el nuestro entendimiento sobre la infancia, necesitamos actualizar nuestra manera de comprenderla y consecuentemente pensar junto con ella su educación. Tenemos la intención de discutir las siguientes preguntas: ¿Qué podemos reflexionar entonces sobre las implicaciones del cambio en la noción de tiempo para la escuela? ¿Cómo vivenciamos los tiempos de aprendizaje? ¿Cómo organizamos el tiempo pedagógico? ¿Y como se queda el tiempo del profesor y de la profesora delante de tantas indagaciones sobre el tiempo? ¿Cuál debe ser el tiempo de permanencia de los alumnos y alumnas en la escuela? ¿Qué espacios educacionales nos permitirían vivir el tiempo como tiempo de creación?

Palabras clave: Escuela. Tiempo. Educación

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Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenadora desse Programa.

Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Juiz de Fora e professora no curso técnico de Infraestrutura Escolar (EaD) deste Instituto, é Agente de Suporte Acadêmico no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Faculdade de Educação (FACED/UFJF), participa no projeto de pesquisa e extensão Temporalidades no/do cotidiano escolar, orientado pela Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/FACED/UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre cotidiano escolar, educação infantil, tempo, educação e diversidade, orientação educacional.

Cristina Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Areal, docente - Núcleo- Pós Aperfeiçoamento Profissional e professora - Progredir - Projetos Educacionais. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, psicologia escolar, processos de ensino e aprendizagem, avaliação, dificuldades de aprendizagem e neuropsicologia.

Josiane da Silva Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Pedagoga pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Marques, L. P., Oliveira, C. E. de A., Toledo, C., & Andrade, J. da S. (2013). O TEMPO ESCOLAR EM QUESTÃO. Cadernos De Pesquisa, 20(2), 49–55. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n2p49-55

Edição

Seção

Artigos