CULTURA ESCOLAR E MATERIAL: primeiras investigações a partir dos relatórios e ofícios da Inspetoria de Instrução Pública no Maranhão entre 1850 – 1900

Autores

  • Almicéia Larissa Diniz Borges Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Luciana Nathalia Morais Furtado Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • César Augusto Castro Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n.especialp99-105

Palavras-chave:

Cultura material Escolar. Instrução pública. Maranhão.

Resumo

Analisam-se a presença e a circulação dos materiais escolares na Instrução Pública a partir de Ofícios e Relatórios de Inspetores da Instrução Pública, e como estes foram inseridos no cotidiano escolar. Verifica-se a organização das aulas, as formas de utilização dos materiais culturais, o desenvolvimento do ensino, assim como as necessidades de cada escola maranhense. Utilizam-se como metodologia dois momentos: no primeiro momento a garimpagem das fontes no Arquivo Público do Estado do Maranhão - APEM. No segundo momento um levantamento bibliográfico de autores que abordam a temática, tais como: Castro (2007), Castellanos (2007), Sousa (2010), Vidal (2010). Objetiva-se compreender nesta pesquisa a representatividade e a circulação dos materiais culturais nas escolas da capital, para identificarmos as tipologias dos instrumentos, seus usos e as significações dadas, apreendendo o cotidiano escolar da instrução pública maranhense dos Oitocentos. Este trabalho faz parte do projeto Cultura Material Escolar desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras- NEDHEL. Desse modo, a pesquisa em desenvolvimento beneficiará os estudos na área de história da educação referentes à cultura escolar e material. Conclui-se que há um descaso com a Instrução Pública no Maranhão desse período, pela falta de verbas para o pagamento dos professores, a falta de objetos necessários para uso nas salas de aulas, a escassez de livros, e principalmente verbas para a compra desses materiais.

Palavras-chave: Cultura material Escolar. Instrução pública. Maranhão.

 

CULTURAL MATERIALS AT SCHOOL: first investigations from reports and offices of the Inspectorate of Public Instruction in Maranhão between 1850 - 1900

Abstract: It was analyzed the presence and movement of materials in school from Public Instruction Crafts and Reports of Inspectors of Public Instruction, and how they were inserted into the school routine. It is the organization of classes, forms of use of cultural materials, the development of education, as well as the needs of each school Maranhão. Methodology are used as two moments: the first time the mining sources in the Public Archives of Maranhão - APEM. In the second phase a literature of authors who address the theme, such as Castro (2007), Castellanos (2007), Sousa (2010), Vidal (2010). Objective in this research is to understand the representativeness and movement of cultural materials in schools in the capital, to identify the types of tools, their uses and meanings given in apprehending the daily school of public instruction maranhense the nineteenth century. This work is part of the School Culture project developed by the Center for Research and Documentation in the History of Education and Practice Readers-NEDHEL. Thus, the research will benefit the development studies in the history of education related to school culture and material. We conclude that there is a neglect of Public Instruction in Maranhão this period, the lack of funds for the payment of teachers, lack of necessary objects for using in classrooms, shortages of books, and especially funding for the purchase of those materials.

Keywords: Culture. School materials. Public instruction. Maranhão.

 

LA ESCUELA Y LA CULTURA MATERIAL: primeras investigaciones a partir de los informes y oficios de la Inspección de Enseñanza Pública en Maranhão entre 1850 - 1900

Resumen: Se analizan tanto la presencia como la circulación de materiales escolares en la Instrucción Pública a partir de Oficios y Relatórios de Inspectores de la Instrucción Pública, y como estos fueron incluídos en la rutina escolar. Se evalua la organización de las clases, las formas de utilización de los materiales culturales, el desarrollo de la enseñanza, y también las necesidades de cada escuela marañense. Son utilizados dos momentos como metodologia: en el primer momento la búsqueda profunda de la fuentes en el Archivo Público del estado de Maranhão - APEM. Como segundo momento, una búsqueda bibliográfica de autores que trabajan ese tema, tales como: Castro (2007), Castellanos (2007), Sousa (2010), Vidal (2010). Se objetiva comprender en esta investigación la representatividad y la circulación de los materiales culturales en las escuelas de la capital, para identificar las tipologias de los instrumentos, sus usos y los significados dados, aprendiendo la rutina escolar de la instrucción pública marañense de los Ochocientos. Este trabajo forma parte del proyecto Cultura Material Escolar desarrollado por el Nucleo de Estudios y Documentación en Historia de la Educación y Prácticas de Leituras- NEDHEL. De esta manera, la investigación en desarrollo beneficiará los estudios en la área de historia de la educación referentes a la cultura escolar y material. Se concluye que existe una falta de preocupación y de interes con la Instrucción Pública de Maranhão de ese periodo, por la falta de fondos para el pago de los professores, la falta de objetos necesarios para su uso en las salas de clases, la escasez de libros, y principalmente de fondos para la compra de esos materiales.

Palabras clave: Cultura Material escolar. Instrucción pública. Maranhão.

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Biografia do Autor

Almicéia Larissa Diniz Borges, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História e das Práticas Leitoras no Maranhão- NEDHEL.

Luciana Nathalia Morais Furtado, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão, Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão- NEDHEL.

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Programa de pós-graduação em educação e história e no Departamento de Biblioteconomia. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras - NEDHEL. Desenvolve pesquisas na área da história da educação, da leitura e das bibliotecas com privilégio ao século XIX. Pesquisador produtividade do CNPq.

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Publicado

2013-10-09

Como Citar

BORGES, Almicéia Larissa Diniz; FURTADO, Luciana Nathalia Morais; CASTRO, César Augusto.
CULTURA ESCOLAR E MATERIAL: primeiras investigações a partir dos relatórios e ofícios da Inspetoria de Instrução Pública no Maranhão entre 1850 – 1900
. Cadernos de Pesquisa, 9 Out 2013Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

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