O que é uma aula? Análises sociológicas sobre a construção de uma atividade do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p229-257

Palavras-chave:

Aula, Sociologia da educação, Formação docente, Sociologia da formação e da profissão docente

Resumo

Este artigo é o resultado de leituras e discussões realizadas em uma turma de graduação composta por diferentes estudantes de diversos cursos de licenciaturas em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). O material tem por objetivo apresentar refl exões sobre o conceito de aula como uma categoria particular de atividade do trabalho docente em espaços formais e regulares de ensino. A compreensão e a fundamentação das análises apresentadas encontram-se vinculadas teoricamente aos campos da Sociologia da Educação e da Formação de Docente, sobretudo na intersecção desses dois campos a partir da confi guração de uma Sociologia da Formação e da Profi ssão Docente. Trata-se especifi camente de uma interpretação das variantes do conceito de aula à luz da especifi cidade dos condicionamentos culturais, históricos e sociais experimentados no contexto do exercício do magistério em um procedimento metodológico do tipo de experiência da pesquisa-ação. O argumento central do texto é o de que, como um conceito, a aula representa uma atividade do trabalho docente que guarda um estoque diverso de signifi cados.

Palavras-chave: Aula. Sociologia da educação. Formação docente. Sociologia da formação e da profissão docente.

What is a class? Sociological analysis on the construction of a teaching work  activity.

Abstract

This article is the result of readings and discussions held in a graduate university education composed of diff erent students from several undergraduate courses at a Federal Institution of Higher Education (FIHE). The aim of the material is to present refl ections on the concept of class as a particular category of teaching work activity in formal and regular teaching spaces. The understanding and the rationale of the analyzes presented are theoretically linked to the fi elds of Sociology of Education and Teacher Training, especially in the intersection of these two fi elds from the confi guration of a Sociology of Formation and Teaching Profession. It is specifi cally an interpretation of the variants of the concept of class in the light of the specifi city of cultural, historical and social conditions experienced in the context of the exercise of teaching in a methodological procedure of the type of action research experience. The central argument of the text is that, as a concept, the class represents an activity of the teaching work that holds a diverse stock of meanings.

Keywords: Class. Sociology of education. Teacher training. Sociology of formation and teaching profession

¿Qué es una clase? Análisis sociológicos sobre la construcción de una actividad del trabajo docente

Resumen

Este artículo es el resultado de lecturas y discusiones realizadas en un grado de graduación compuesta por diferentes estudiantes de diversos cursos de licenciaturas en una Institución Federal de Enseñanza Superior (IFES). El material tiene por objetivo presentar reflexiones sobre el concepto de clase como una categoría particular de actividad del trabajo docente en espacios formales y regulares de enseñanza. La comprensión y la fundamentación de los análisis presentados se encuentran vinculadas teóricamente a los campos de la Sociología de la Educación y de la Formación de Docente, sobre todo en la intersección de estos dos campos a partir de la configuración de una Sociología de la Formación y de la Profesión Docente. Se trata específicamente de una interpretación de las variantes del concepto de clase a la luz de la especificidad de los condicionamientos culturales, históricos y sociales experimentados en el contexto del ejercicio del magisterio en un procedimiento metodológico del tipo de experiencia de la investigación-acción. El argumento central del texto es que, como un concepto, la clase representa una actividad del trabajo docente que guarda un stock diverso de significados.

Palabras clave: Clase. Sociología de la educación. Formación docente. Sociología de la formación y de la profesión docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Assis Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Historiador (PUC-Minas) e Pedagogo (UFMG). Mestre e Doutor em Educação (UFMG). Professor do Departamento
de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE/Setor de Sociologia da Educação), na Faculdade
de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

CARDOSO, Frederico Assis.
O que é uma aula? Análises sociológicas sobre a construção de uma atividade do trabalho docente
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 229–257, 7 Ago 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos