PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT): conquistas, perspectivas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p217-234

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado Profissional, Formação continuada, Produtos educacionais, Interdisciplinaridade,

Resumo

Neste artigo, discutimos a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional, como uma medida voltada à formação continuada de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de professores da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com uso de dados estatísticos. Concluímos que a criação do ProfEPT representa um avanço para a Rede e para a Educação Básica, embora essa conquista é acompanhada de desafios que envolvem a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica, a prática da interdisciplinaridade, a elaboração de produtos educacionais alicerçados nas bases conceituais da EPT, entre outras limitações a serem avaliadas e superadas pelos docentes do Programa.

Palavras-chave: Educação profissional e tcnológica. Mestrado profissional. Formação continuada. Produtos educacionais. Interdisciplinaridade.

PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION GRADUATE PROGRAM (PROFEPT): achievements, perspectives and challenges

Abstract

In this article, we discuss the creation of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), Professional Master in National Network, as a measure aimed at the continuing education of servers belonging to the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and Basic Education teachers. It is a bibliographic and documentary research, using statistical data. We conclude that the ProfEPT creation represents a breakthrough for the Network and for Basic Education, but this achievement is accompanied by challenges involving teacher education for Professional and Technological Education, the practice of interdisciplinarity, the development of educational products based on conceptual basis of VTE, among other limitations to be evaluated and overcome by the teachers of the Program.

Keywords: Professional and technological education. Professional master's degree. Continuing education. Educational products. Interdisciplinarity.

PROGRAMA DE POSGRADO EN EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA (PROFEPT): logros, perspectivas y desafíos

Resumen 

En este artículo, discutimos la creación del Programa de Posgrado en Educación Profesional y Tecnologica (ProfEPT), Maestría Profesional en Red Nacional, como una medida dirigida a la educación continua de los servidores de la Red Federal de Educación Profesional, Cientifica y Tecnológica y docentes de educación básica. Es una investigación bibliográfica y documental, que utiliza datos estadísticos. Llegamos a la conclusión de que la creación de ProfEPT representa un gran avance para la Red y para la educación básica, pero este logro es acompañado de desafíos que involucran la formación del profesorado para la Educación Vocacional y Tecnologica, la práctica de la interdisciplinariedad, el desarrollo de productos educativos basados en base conceptual de la EPT, entre otras limitaciones para ser evaluadas y superadas por los docentes del Programa.

Palabras clave: Educación profesional y tecnológica. Máster profesional. Educación continua Productos educativos Interdisciplinariedad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal - RN

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP)Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA)Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Coord. Polo IFRN).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Souza, F. das C. S. (2019). PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT): conquistas, perspectivas e desafios. Cadernos De Pesquisa, 26(4), 217–234. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p217-234

Edição

Seção

Artigos