O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p186-199

Palavras-chave:

Educação profissional, Práxis revolucionária, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do trabalho docente na educação profissional (EP) tendo como base a práxis revolucionária. Para isso, recorremos aos estudos de Konder (1992), Marx e Engels (1998) e Vázquez (2011). Logo, o referencial teórico e metodológico está imbricado no materialismo-histórico dialético. Partimos do pressuposto de que a EP é uma modalidade de ensino que está inserida no contexto de disputas antagônicas. Por essa razão, defendemos uma EP que busque evidenciar o trabalho como princípio educativo, a partir de um currículo integrado com vistas à formação humana integral dos sujeitos. Nesse sentido, o professor que atua na EP carece de construir uma consciência de classe, tendo em vista que a práxis revolucionária busca a transformação da sociedade atual. Para além disso, urge a necessidade de aproximações mutualísticas entre os componentes curriculares da formação profissional para com aqueles da formação geral. Compreendemos que a revolução acontece nos mais variados espaços, com as mais variadas pessoas e estilos de pensamento e ação. Todos esses pequenos movimentos podem corroborar no sentido de buscar uma transformação de realidades coletivas, sobretudo daqueles mais carentes. O professor, nesse caso, é um sujeito fundamental – mas não único – nesse processo.

Palavras-chave: Educação profissional. Práxis revolucionária. Formação de professores.

THE PROFESSIONAL EDUCATION TEACHER AND THE REVOLUTIONARY PRAXIS

Abstract

The article aims to analyze the work of teachers in Vocational Education (PE) following the revolutionary praxis. We consulted the research of Konder (1992), Marx and Engels (1998) and Vázquez (2011). Our method is historical dialectical materialism. We defend a Vocational Education with work as an educational principle, integrated curriculum and integral human formation. The teacher needs to have a class consciousness because revolutionary praxis wants to transform today's society. We believe in the relationship between general education subjects and technical subjects. We know that the revolution happens in many places, with many different people and different styles of thinking the world. The teacher is fundamental in this process, but not the only one.

Keywords: Professional education. Revolutionary praxis. Training teachers.

EL PROFESOR DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y LA PRAXIS REVOLUCIONARIA

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir aspectos del trabajo docente en Educacion Profesional (EP) basado en la praxis revolucionaria. Para ello, recurrimos a los estudios de Konder (1992), Marx y Engels (1998) y Vázquez (2011). Así, el marco teórico y metodológico está incrustado en el materialismo histórico dialéctico. Asumimos que la EP es una modalidad de enseñanza que se inserta en el contexto de disputas antagónicas. Por esta razón, defendemos una EP que busca destacar el trabajo como un principio educativo, basado en el currículo escolar integrado con miras a la formación humana integral de las personas. Los profesores que trabaja en EP necesita construir una conciencia de clase, ya que la praxis revolucionaria busca la transformación de la sociedad actual. Además, existe la necesidad de aproximaciones mutualistas entre los componentes curriculares de la formación profesional y los de la educación general. Sabemos que la revolución ocurre en los espacios más variados, con las más variadas personas y estilos de pensamiento y acción. Todos estos pequeños movimientos pueden corroborar la búsqueda de una transformación de las realidades colectivas, especialmente las más necesitadas. El profesor es un tema fundamental en este proceso, pero no el único.

Palabras clave: Educacion profesional. Praxis revolucionaria. Formación de Profesores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal/RN

Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente é professor efetivo na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas junto ao Núcleo de Pesquisas em Educação (NUPED).

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal/RN

Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. É lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), com diploma de Estudos Avançados em Teoria e História da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (2001), bem como mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Atuou na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuou como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD, no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal/RN

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, formação de professores, gênero e literatura.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; CAVALCANTE, Ilane Ferreira.
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO DA PRÁXIS REVOLUCIONÁRIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 186–199, 20 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos