“LONGEDOCÊNCIA” NO ENSINO SUPERIOR: o (re)investimento de professores voluntários após a aposentadoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p164-186

Palavras-chave:

Ensino superior, Aposentadoria, Longedocência, Trajetória, Pesquisa narrativa,

Resumo

Este artigo é resultado de uma tese de doutorado que teve como proposta ampliar e trazer novas discussões em torno do professor(a) aposentado que (re)investiu na profissão, após aposentadoria, e retornou como voluntário(a). O objetivo deste estudo foi compreender os processos de mobilização que os professores voluntários produzem ao (re)investirem na carreira docente, após a aposentadoria. Teve como contexto de investigação a Universidade Federal de Santa Maria. O percurso teórico-metodológico da investigação se direcionou pelos fundamentos da pesquisa qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem narrativa de cunho sociocultural. A pesquisa foi delineada em duas etapas. A primeira de caráter exploratório, onde se utilizou documentos como método investigativo, e seus resultados possibilitaram o conhecimento de aspectos da realidade do trabalho voluntário. A segunda visou à realização da entrevista narrativa com 12 professores aposentados que aderiram ao serviço voluntário, a quem nominamos “longedocentes”. De modo geral, o estudo revelou que o que mobiliza o professor voluntário a (re)investir na carreira docente, após a aposentadoria, é um entrelaçamento de acontecimentos e de experiências vivenciadas no percurso da carreira e trajetória profissional, que estão encadeados entre si, configurando-se em uma trama de sentidos, está envolvido em todo o ciclo profissional, que se atualiza, ampliando o ciclo, num novo modo, tempo e condição. Os achados também nos revelaram que existe uma tipologia de ciclo de vida profissional, após a aposentadoria, a que chamamos de ciclo da “Longedocência”, com aspectos que influenciam e características que marcam esta etapa de (re)investimento.

HIGHER EDUCATION: the (re) investment of volunteer teachers after retirement

Abstract

This article is the result of a doctoral dissertation that aimed to expand and bring new discussions around the retired teacher who (re) invested in the profession after retirement and returned as a volunteer. The aim of this study was to understand the mobilization processes that volunteer teachers produce by (re) investing in the teaching career after retirement. Its research context was the Federal University of Santa Maria. The theoretical-methodological course of the investigation was guided by the foundations of qualitative research and developed from the narrative approach of sociocultural.  The research was delineated in two steps.  The first was exploratory, where documents were used as an investigative method, and its results enabled the knowledge of aspects of the reality of voluntary work. The second view to the narrative interview with 12 retired teachers who joined the voluntary service, whom we named “longedocentes”.  In general, the study revealed that what mobilizes the volunteer teacher to (re) invest in the teaching career, after retirement, is an interweaving of events and experiences lived in the career path and professional career, which are linked together, configuring itself in a web of meanings, it is involved in the whole professional cycle, which is updated, expanding the cycle, in a new mode, time and condition. The findings also revealed to us that there is a typology of the professional life cycle after retirement, which we call the "Longedocencia" cycle, with aspects that influence and characteristics that mark this (re) investment stage.

Keywords: Higher education. Retirement. Longedocencia. Trajectory. Narrative research.

"LONGEDOCENCIA" EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: la (re) inversión de profesores voluntarios después de la jubilación

Resumen

Este artículo es  resultado de una tesis de doctorado que tuvo como propuesta ampliar y traer nuevas discusiones en torno del profesor (a) jubilado que (re) invirtió en la profesión, después de la jubilación y regresa como voluntario (a). El objetivo de este estudio fue comprender los procesos de movilización que los profesores voluntarios producen al (re) invertir en la carrera docente, después de la jubilación. La Universidad Federal de Santa María constituyó nuestro contexto investigativo. El camino teórico-metodológico de la investigación se orientó por los fundamentos de la investigación cualitativa y se desarrolló a partir de un abordaje narrativa de cuño sociocultural. La investigación fue delineada en dos etapas. La primera de carácter exploratorio, donde se utilizó documentos como método investigativo y sus resultados posibilitaron el conocimiento de nuevos aspectos de la realidad del trabajo voluntario. La segunda visó la realización de la entrevista narrativa con 12 profesores jubilados que se adhirieron al servicio voluntario, a quien denominamos "longedocentes". En general, el estudio reveló que lo que moviliza al profesor voluntario a (re) invertir en la carrera docente después de la jubilación es un entrelazamiento de acontecimientos y de experiencias vivenciadas en el recorrido de la carrera y trayectoria profesional que están encadenados entre sí, configurándose una trama de significados relativa al conjunto del ciclo profesional, y que se actualiza, ampliando el ciclo, en un nuevo modo, tiempo y condición. Los hallazgos también nos revelaron que existe una tipología de ciclo de vida profesional, después de la jubilación, a la que llamamos ciclo de la "Longedocencia", con aspectos que influencian y características que marcan esta etapa de (re) inversión.

Palabras clave: Enseñanza superior. Jubilación. Longedocencia. Trayectoria. Investigación narrativa.

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Biografia do Autor

Juliana Lima Moreira Rhoden, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) . São Borja - RS

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Borja/RS, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM- RS, Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL- SC, Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí – RS. Integrante do grupo de pesquisa "Formação, saberes e desenvolvimento profissional"- GPFOPE/UFSM/Santa Maria e membro do grupo de pesquisa "Relações de fronteira: História, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai"- UNIPAMPA - São Borja, linha de pesquisa: Políticas públicas em educação e práticas de ensino.

Dóris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutora em Educação, professora titular do Departamento de metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Pesquisadora produtividaade do CNPQ. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Trajetória de Formação (GTFORMA 2002) e do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior e associada ao LASA-Latin American Studies Association. Membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre a Infância (PUCRS), ligado a ILADEI- Instituto Latinoamericano de estudios para la infancia.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

RHODEN, Juliana Lima Moreira; BOLZAN, Dóris Pires Vargas.
“LONGEDOCÊNCIA” NO ENSINO SUPERIOR: o (re)investimento de professores voluntários após a aposentadoria
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 164–186, 18 Nov 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos