INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p68-88

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão escolar, Práticas pedagógicas, Formação continuada,

Resumo

Objetiva-se, neste texto, tecer considerações iniciais acerca das concepções de professores de uma escola municipal sobre diversidade e diferença, buscando problematizar suas implicações para o processo inclusivo. O artigo constitui-se em recorte de uma investigação em andamento, desenvolvida por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentando-se na crítica emancipatória de Habermas e nos princípios da escola de Meirieu. A coleta de dados vale-se de observação participante, diário de campo e narrativas escritas pelos professores. Conclui-se haver pouca clareza por parte dos profissionais quanto às concepções e aos princípios que norteiam as práticas pedagógicas na escola analisada, indicando que diversidade e diferença se relacionam, para eles, muito mais ao conceito de educação inclusiva do que de inclusão escolar. A formação continuada crítico-reflexiva de professores emerge, assim, como possibilidade para se construir práticas pedagógicas favorecedoras da aprendizagem de todos.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Formação continuada.

SCHOOL INCLUSION: a dialogue about conceptions of diversity and difference in a school

Abstract

The purpose of this text is to weave initial considerations about the teacher’s diversity and difference conceptions in a local school, seeking to problematize its implications for the inclusive process. The paper is part of an ongoing research developed through an action and collaborative-critical research, based on the emancipatory criticism of Habermas and the Meirieu school principles. The data collection depend  on participant observation, field diary and narratives written by teachers. It is concluded that there is a lack of clarity by the professionals as to the conceptions and principles that guide the pedagogical practices in the analyzed school, indicating that diversity and difference for them are much more related to the concept of inclusive education than to that of school inclusion. The critical-reflexive specialization of teachers thus emerges as a possibility to build pedagogical practices that favor the learning of all.

Keywords: Special education. School inclusion. Pedagogical Practices. Continuing Education.

INCLUSIÓN ESCOLAR: un diálogo sobre las concepciones de diversidad y diferencia presentes en una escuela

Resumen: Se pretende en este texto tejer consideraciones iniciales acerca de las concepciones de profesores de una escuela municipal sobre diversidad y diferencia, buscando problematizar sus implicaciones para el proceso inclusivo. El artículo se constituye en un recorte de una investigación en desarrollo por medio de la investigación-acción colaborativa-crítica, fundamentándose en la crítica emancipatoria de Habermas y en los principios de la escuela de Meirieu. La recolección de datos se vale de observación participante, diario de campo y narrativas escritas por los profesores. Se concluye que hay poca claridad por parte de los profesionales en cuanto a las concepciones y principios que orientan las prácticas pedagógicas en la escuela analizada, indicando que diversidad y diferencia se relacionan, para ellos, mucho más al concepto de educación inclusiva, que de inclusión escolar. La formación continua crítica-reflexiva de profesores emerge, así, como posibilidad para construir prácticas pedagógicas favorecedoras del aprendizaje de todos.

Palabras clave: Educación especial. Inclusión escolar. Prácticas pedagógicas. Educación continua.

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Biografia do Autor

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória - ES

Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora e gestora na Educação Básica por mais de 10 anos nas séries inicias do ensino fundamental e na educação especial da rede pública e privada de ensino. Atuou como docente em instituições particulares de ensino superior. Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ed. Básica e Formação de Professores/CCENS da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Pesquisa "Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq", é membro do Grupo "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas - EEFPP/CNPq". Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente. Representante da UFES no Fórum Estadual de Educação/ES. Autora de vários artigos, dentre suas principais obras: Diálogos sobre Práticas Inclusivas.

Fernanda Nunes da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES e Secretaria Municipal de Educação de Serra/ES. Vitória - ES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Pós-Graduada em Gestão Educacional Integrada: Administração, Supervisão Orientação e Inspeção, pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2013). Membro do grupo de pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial - GRUFOPEES/CNPq.Pedagoga da rede municipal de ensino da Serra/ES. Professora da rede municipal de ensino de Vitória/ES.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

ALMEIDA, Mariangela Lima de; SILVA, Fernanda Nunes da.
INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 68–88, 18 Nov 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos