ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-09

Palavras-chave:

Hospitalização pediátrica, Equipe multidisciplinar, Atividades lúdicas

Resumo

A hospitalização infantil é um processo bastante difícil para o desenvolvimento da criança, pois está relacionada a uma série de perdas e traumas. Nesse sentido, o atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital mais fácil, favorecendo o desenvolvimento da criança e, em certos casos, a própria cura.  O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família e os que a acompanham no hospital, durante a internação. No contexto, investigaram-se as percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em hospitais públicos pediátricos em São Luís/MA. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva em dois hospitais que possuíam, em suas dependências funcionais, uma macroestrutura ao atendimento pediátrico, com todas as especialidades médicas e complementares, disponíveis para o público infantil, compondo, assim, uma equipe multidisciplinar de saúde. Os participantes foram 8 profissionais pertencentes à área da saúde, dentre esses, 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais, sendo 6 pertencentes ao sexo feminino e 2 ao sexo masculino, possuindo em média 6 anos de experiências profissionais em hospitais pediátricos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças são relevantes nos processos de socialização e integração da criança à realidade da internação. Os profissionais da equipe muldisciplinar de saúde, enfatizam que as atividades lúdicas desenvolvidas nos hospitais pediátricos contribuem no processo de recuperação da saúde da criança, somando no tratamento da patologia.

Palavras-chave: Hospitalização pediátrica. Equipe multidisciplinar. Atividades lúdicas.

LUDIC ACTIVITIES DEVELOPED WITH CHILDREN IN PEDIATRIC HOSPITALS

Abstract

Infant hospitalization is a difficult process for a developing child because it is related to a series of losses and trauma. In this sense, ludic treatment contributes to ease the hospital permanence, thus favoring child development and, in certain aspects, even help the cure. The sentiment of life ending afflicts the child, the family, and those that accompany it during hospitalization. In this context, the perceptions of the professionals composing the multidisciplinary health team regarding the application of ludic activities in pediatric public hospitals in São Luís/MA were investigated. Therefore, a descriptive exploratory research was carried out in two hospitals that had a pediatric treatment macrostructure within their functional dependencies with all medical and complementary specialties available for the infant public, thus comprising a multidisciplinary health team. Participants comprised 8 professionals with 2 doctors, 2 nurses, 2 psychologists, 2 occupational therapists, and 6 women and 2 men with an average of 6 years of professional experiences in pediatric hospitals. The data were collected through semistructured interviews. Results signaled that ludic activities developed with children are relevant for their socialization and integration in the hospitalization reality. The health professionals from the multidisciplinary health team emphasize that these ludic activities in pediatric hospitals contribute for the child’s health recovery, thus adding up the pathology treatment.

Keywords: Pediatric hospitalization. Multidisciplinary team. Ludic activities.

ACTIVIDADES LÚDICAS DESARROLADAS COM NINÕS EN HOSPITALES PEDIÁTRICO

Resumen

La hospitalización infantil es un proceso muy difícil para el desarrollo de un niño, en un entorno hostil e indiferente con resistencia para adaptarse a la nueva realidad. En este sentido, la atención lúdica contribuye para hacer la estadía en el hospital más sencilla, favoreciendo el desarrollo del niño y, en ciertos casos, la cura en sí. El sentimiento de finitud de la vida afecta al niño, a la familia y a quienes los acompañan en el hospital durante la internación. En este contexto, se investigaron las percepciones de los profesionales del equipo de salud multidisciplinario sobre el desarrollo de actividades recreativas en hospitales públicos pediátricos en São Luís/MA. De esta forma, se desarrolló una investigación de tipo exploratorio, descriptivo en dos hospitales que poseían, en sus dependencias funcionales, una macroestructura para la atención pediátrica, con todas las especialidades médicas y complementarias disponibles, para el público infantil, componiendo, así, un equipo multidisciplinario de profesionales de la salud. Los participantes fueron 8 profesionales pertenecientes a la área de la salud, incluso 2 médicos, 2 enfermeras, 2 psicólogos y 2 terapeutas ocupacionales, siendo 6 de ellos pertenecientes al sexo femenino y 2 al sexo masculino, poseyendo en promedio 6 años de experiencia profesional en hospitales pediátricos. Los datos fueron recogidos por medio de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que las actividades lúdicas desarrolladas con niños son relevantes en los procesos de socialización e integración del niño a la realidad de la internación. Los profesionales del equipo de salud multidisciplinario enfatizan que las actividades lúdicas desarrolladas en los hospitales pediátricos contribuyen al proceso de recuperación de la salud del niño, lo que se suma al tratamiento de la patología.

Palabras clave: Hospitalización pediátrica. Equipo multidisciplinario. Actividades lúdicas.

 

 

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Biografia do Autor

Antonio José Araújo Lima, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Especialista em Pedagogia Hospitalar. Graduado em Pedagogia pela UFMA. Técnico em Radiologia, atuando no HUUFMA/EBSERH e no Curso de Odontologia da UFMA, campus São Luís/MA.

Thelma Helena Costa Chahini, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestre e Doutora em Educação, com Pós-Doutorado em Educação Especial. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e no Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - PGCULT.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

LIMA, Antonio José Araújo; CHAHINI, Thelma Helena Costa.
ATIVIDADES LÚDICAS DESENVOLVIDAS COM CRIANÇAS EM HOSPITAIS PEDIÁTRICOS
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos