A EXTENSÃO POPULAR E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p237-256

Palavras-chave:

Prática Social, Extensão Popular, Educação Popular,

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação que tem como prática social a extensão popular. O objetivo é apresentar uma reflexão em torno dessa prática, que aqui é compreendida como aquela que encaminha para a produção do conhecimento conversitário. É um estudo qualitativo-descritivo que se valeu, quanto aos meios para obtenção de dados, da pesquisa de campo e, como orientação analítica, da análise de conteúdo. Para isso, se estrutura a partir de uma abordagem crítica em torno da história da extensão universitária no Brasil, seguida de reflexões sobre a produção do conhecimento conversitário com foco na extensão popular e, por último, na discussão dos potenciais dessa temática enquanto prática social no campo da educação.

Palavras-chave: Prática social. Extensão popular. Educação popular.

THE POPULAR EXTENSION AND THE PRODUCTION OF CONVERSITAL KNOWLEDGE

Abstract

This article is the result of a doctoral research in education, which has social practice as the popular extension. The objective is to present a reflection about this practice, which is understood as the one that leads to the production of conversational knowledge. The research that gives rise to this article is qualitative-descriptive, and was used, as far as the means to obtain data, of the field research. For analysis of the data, the content analysis was used. For this, it is structured from a critical approach around the history of university extension in Brazil, followed by reflections on the production of conversational knowledge with focus on popular extension and, finally, in the discussion of the potentials of this theme as a social practice in the field of education.

Keywords: Social practice. Popular extension. Popular education.

LA EXTENSIÓN POPULAR Y LA PRODUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO CONVERSITARIO

Resumen

Este artículo es fruto de una investigación de doctorado en educación, que tiene como práctica social la extensión popular. El objetivo es presentar una reflexión en torno a esta práctica, que aquí es comprendida como aquella que encamina hacia la producción del conocimiento conversacional. La investigación que da origen a ese artículo es cualitativa-descriptiva, y se valió, en cuanto a los medios para la obtención de datos, de la investigación de campo. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis de contenido. Para ello, se estructura a partir de un enfoque crítico en torno a la historia de la extensión universitaria en Brasil, seguida de reflexiones sobre la producción del conocimiento conversacional a partir de la extensión popular y, por último, se discuten los potenciales de la extensión popular como práctica social en el campo de la educación.

Palabras clave: Práctica social. Extensión popular. Educación popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2017). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba – Uniube (2006). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UNIUBE/Uberaba) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica (PPGEB-UNIUBE/Uberlândia). Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi-Uniube-Uberaba). Pesquisador do grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP-CNPq/Uniube-Uberlândia) e do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE-CNPq/UFSCar). Membro da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Souza, T. Z. de. (2019). A EXTENSÃO POPULAR E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSITÁRIO. Cadernos De Pesquisa, 26(2), 237–256. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p237-256

Edição

Seção

Artigos