INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM 5 ANOS DE PESQUISA NO BRASIL: pesquisa de revisão integrativa

Autores

  • Indiamaris Pereira Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Itajaí – Santa Catarina
  • Paulo Roberto Sehnem UNIVALI. Joinville – Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p169-193

Palavras-chave:

Interculturalidade, Educação de Surdos, Revisão Sistemática,

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, cujo objetivo geral foi mapear a produção científica brasileira atual em Programas de Pós-GraduaçãoStricto Sensu publicadas entre 2013 e 2017 sobre interculturalidade na educação de surdos. O corpusde análise se constituiu denove dissertações resgatadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pela articulaçãoda modalidade, ano, local, área do conhecimento, órgãos de fomento e perfil dos autores, das instituições de ensino e das produções, verificou-se tendência de crescimento em relação ao número de trabalhos ao longo dos últimos cinco anos. A região sul do país se destacou no número de produções. Pesquisas de abordagem puramente quantitativa não foram encontradas, dentre as pesquisas qualitativas destacaram-se a etnografia e o estudo de caso. Todas as pesquisas foram desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação mantidos por instituições sem fins lucrativos. O serviço público é o regime de contratação com mais pesquisadores. Duas pesquisas receberam fomento, advindo de instituições públicas eas temáticas fomentadas foram internacionalização e implante coclear. As temáticas mais exploradas foram a formação de professores e os aspectos do desenvolvimento linguístico.

Palavras-chave: Interculturalidade. Educação de surdos. Revisão sistemática.

INTERCULTURALITY IN DEAF EDUCATION IN 5 YEARS OF RESEARCH IN BRAZIL: research on integrative literature review

Abstract

This article presents the results of an integrative literature review, whose general objective was to map the current Brazilian scientific production in Stricto Sensu Postgraduate Programs published between 2013 and 2017 About interculturality in the education of the deaf. The corpus of analysis consisted of nine dissertations retrieved in the database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Through the articulation of the modality, year, place, area of knowledge, development agencies and profile of authors, educational institutions and production, there has been a tendency of growth in relation to the number of works over the last five years. The southern region of the country stood out in the number of productions. Researches of purely quantitative approach were not found, among the qualitative researches the ethnography and the case study were highlighted. All research was developed in Graduate Programs maintained by non-profit institutions. Public service is the hiring regime with more researchers. Two researches were promoted, coming from public institutions and the themes promoted were internationalization and cochlear implantation. The most explored themes were teacher training and aspects of language development.

Keywords: Interculturality. Deaf education. Systematic review.

INTERCULTURALIDAD EN LA EDUCACIÓN DE SORDOS EN 5 AÑOS DE INVESTIGACIÓN EN BRASIL: investigación sobre revisión de literatura integradora

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una revisión de literatura integradora, cuyo objetivo general fue cartografiar la producción científica brasileña actual en los Programas de Postgrado Stricto Sensu publicados entre 2013 y 2017 sobre interculturalidad en la educación de sordos. El corpus de análisis consistió en nueve disertaciones recuperadas en la base de datos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por la articulación de la modalidad, año, lugar, área de conocimiento, agencias de desarrollo y perfil de autores, instituciones educativas y producción, se verificó una tendencia de crecimiento en relación con el número de trabajos en los últimos cinco años. La región sur del país se destacó en el número de producciones. No se encontraron investigaciones de enfoque puramente cuantitativo, entre las investigaciones cualitativas se destacaron la etnografía y el estudio de caso. Todas las investigaciones se desarrollaron  en programas de posgrado mantenidos por instituciones sin fines de lucro. El servicio público es el régimen de contratación con más investigadores. Se promovieron dos investigaciones, provenientes de instituciones públicas, y los temas promovidos fueron la internacionalización y la implantación coclear. Los temas más explorados fueron la formación docente y aspectos del desarrollo lingüístico.

Palabras clave: Interculturalidad. Educación de sordos. Revisión sistemática.

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Biografia do Autor

Indiamaris Pereira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Itajaí – Santa Catarina

Cursa Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. É formada em Pedagogia. Pesquisadora da área de Internacionalização do Ensino Superior e Estudos Surdos. É professora bilíngue, fluente em Libras, no Ensino Superior do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC- Campus Palhoça Bilíngue.

Paulo Roberto Sehnem, UNIVALI. Joinville – Santa Catarina

Doutor em Educação pela UNIVALI (2015), com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor e palestrante na área de gestão educacional e empresarial e práticas e métodos de ensino. Atua como professor de pós-graduação no IPGEX - Instituto de Pós-graduação e Extensão, é Diretor Executivo da LUPA Assessoria e Treinamento e Presidente da APEEJ - Associação de Pesquisa e Extensão em Educação de Joinville.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Pereira, I., & Sehnem, P. R. (2019). INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM 5 ANOS DE PESQUISA NO BRASIL: pesquisa de revisão integrativa. Cadernos De Pesquisa, 26(2), 169–193. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p169-193

Edição

Seção

Artigos