A ESCRITA COMO ATO REFLEXIVO: o ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente

Marlene de Alencar Dutra, Edith Maria Batista Ferreira, Jacques Therrien

Resumo


O ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente se constitui objeto de estudo deste artigo. De natureza qualitativa, objetivou-se nesta pesquisa analisar a escrita reflexiva do ensaio como dispositivo pedagógico e suas contribuições para a formação docente, ancorando-se na epistemologia da práxis.  A pesquisa empírica aportada nos caminhos da multirreferencialidade e da bricolagem científica se apresenta a partir da investigação desenvolvida em uma turma de um curso de Doutorado em Educação de uma universidade pública. Foram analisados 63 (sessenta e três) ensaios produzidos e entregues no estudo das cinco primeiras temáticas da disciplina Teorias e Abordagens Investigativas sobre Formação, Didática e Trabalho Docente, semestre 2017.1, buscando-se garimpar pistas que apontassem a escrita do ensaio como relevante dispositivo pedagógico para a construção do pensamento reflexivo. Os resultados evidenciaram que a escrita reflexiva explorada em sua máxima potencialidade é um dispositivo pedagógico fundamental para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção da tese. Esta, por sua vez, ao exigir um pensamento próprio, originalidade, criatividade e aprofundamento teórico, tem no ensaio um exercício imprescindível para a construção do pensamento autônomo.

Palavras-chave: Dispositivo pedagógico. Formação docente. Ensaio. Escrita reflexiva. Bricolagem científica.

WRITING AS A REFLECTIVE ACT: the essay as a pedagogical device in teacher training

Abstract

The essay as a pedagogical device in teacher training constitutes the object of study of this article.

Of a qualitative nature, this study aimed to analyze the reflexive writing of the essay as a pedagogical device and its contributions to teacher training, anchoring itself in the epistemology of praxis. The empirical research provided in the paths of multireferentiality and scientific bricolage (DIY) is presented from the research developed in a class of a Doctoral Course in Education of a public university. Sixty-three (63) essays were produced and delivered in the study of the first five themes of the subject Theories and Investigative Approaches on Training, Didactics and Teaching, semester 2017.1, seeking to collect clues that indicated the writing of the essay as a relevant pedagogical device for the construction of reflective thinking. . The results evidenced that the reflexive writing explored in its maximum potentiality is a fundamental pedagogical device for the development of the necessary skills for the production of the thesis. This, in turn, requires an own thought, originality, creativity and theoretical deepening, and has in the essay an indispensable exercise for the construction of autonomous thought.

Keywords: Pedagogical device. Teacher training. Reflective writing. Essay. Scientific bricolage.

LA ESCRITURA COMO ACTO REFLEXIVO: el ensayo como dispositivo pedagógico en la formación docente

Resumen

 El ensayo como dispositivo pedagógico en la formación docente se constituye objeto de estudio de ese artículo. De naturaleza cualitativa, se objetivó en esa investigación analizar la escritura reflexiva del ensayo como dispositivo pedagógico y sus contribuciones para la formación docente, se apoyando en la epistemología de la praxis. La investigación empírica basada en los caminos de la multireferencialidad y del bricolaje científico se presenta a partir de la investigación desarrollada junto a una clase de un curso de Doctorado en Educación de una universidad pública. Se analizaron 63 ensayos producidos y entregados en el estudio de las cinco primeras temáticas de la asignatura Teorías y Abordajes Investigativos sobre Formación, Didáctica y Trabajo Docente, semestre 2017.1, buscando pistas que apuntan la escritura del ensayo como un dispositivo pedagógico relevante para la construcción del pensamiento reflexivo. Los resultados evidenciaron que la escritura reflexiva explotada en su potencialidad máxima es un dispositivo pedagógico fundamental para el desarrollo de habilidades necesarias para la producción de la tesis. Esta, por su vez, al exigir un pensamiento propio, originalidad, creatividad y profundización teórica, el ensayo se convierte en un ejercicio imprescindible para la construcción del pensamiento autónomo.

Palabras clave: Dispositivo pedagógico. Formación docente. Ensayo. Escritura reflexiva. Bricolaje científico.    


Palavras-chave


Dispositivo Pedagógico. Formação Docente. Ensaio; Escrita Reflexiva; Bricolagem Científica;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p9-28

Direitos autorais 2019 Cadernos de Pesquisa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2178-2229

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Revista Cadernos de Pesquisa é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Cadernos de Pesquisa Magazine is currently indexed in the following databases and cataloguess:

[ES] Los cuadernos de investigación en revistas está indexado actualmente en las bases de datos siguientes y catálogos:

 

 INDEXADORES:

 
REPOSITÓRIOS:
 
CATÁLOGOS:

BASE DE DADOS:
 
 VISITANTES DA RCP NO MUNDO


Locations of visitors to this page

           

 

 

            

              

 

 

¿Dónde lo publico?

La información sobre revistas de ciencias sociales que te ayuda a mejorar tus publicaciones