AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-12

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação, Regulação, Acreditação,

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivoidentificar semelhanças e diferenças nos processos de avaliação e acreditação entre Brasil e Colômbia. O cerne do presente estudo está ancorado no seguinte questionamento: como ocorre o processo de avaliação de cursos de Licenciatura no Brasil e na Colômbia, considerando a acreditação de cursos na Colômbia e a regulação de cursos no Brasil? A metodologia considera um estudo descritivo comparativo dos processos de regulação e acreditação em cada país, utilizando dois casos ilustrativos de cursos de Licenciatura já avaliados. Foram utilizados dados quanti-qualitativos, através da consulta as bases de dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como doConsejo Nacional de Acreditación(CNA), seguido de entrevista semiestruturada feita com os dirigentes de cada curso. Embora se identifiquem algumas semelhanças, compreender os processos de regulação e acreditação, estudados em cada caso, proporcionou refletir sobre lógicas comuns que marcam a avaliação de qualidade. 

Palavras-chave: Educação Superior. Avaliação. Regulação. Acreditação.

QUALITY ASSESSMENT IN LICENCIATURAS IN BRAZIL AND COLOMBIA: two case studies

This paper aims to identify similarities and differences in evaluation and accreditation processes between Brazil and Colombia. Question: How does the process of evaluation of undergraduate courses in Brazil and Colombia considering the accreditation of courses in Colombia and the regulation of courses in Brazil? The methodology considers a comparative descriptive study of the regulation and accreditation processes in each country, using two illustrative cases of undergraduate courses already evaluated. Quantitative-qualitative data were used, through the consultation of databases of the Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and the e do Consejo Nacional de Acreditación (CNA), followed by semi-structured interviews with leaders of each course. Although some similarities are identified, understanding the regulatory and accreditation processes studied in each case has allowed us to reflect on common logics that mark the evaluation of quality.

Keywords: High education. Evaluation. Regulation. Accreditation

EVALUACIÓN DE CALIDAD EN LICENCIATURAS EN BRASIL Y EN COLOMBIA: dos estudios de caso

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo identificar semejanzas y diferencias en los procesos de evaluación y acreditación entre Brasil y Colombia. Se cuestiona: ¿Cómo ocurre el proceso de evaluación de carreras de Licenciatura en Brasil y en Colombia considerando la acreditación de cursos en Colombia y la regulación de cursos en Brasil? La metodología considera un estudio descriptivo comparativo de los procesos de regulación y acreditación en cada país, utilizando dos casos ilustrativos de cursos de Licenciatura ya evaluados. Se utilizó datos cuantitativos, a través de la consulta a bases de datos del Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), y del Consejo Nacional de Acreditación (CNA), seguido de una entrevista semiestructurada hecha con dirigentes de cada carrera. Aunque se identifican algunas semejanzas, comprender los procesos de regulación y acreditación estudiados en cada caso proporcionó reflexionar sobre lógicas comunes que marcan la evaluación de calidad.

Palabras-clave: Educaciín Superior. Evaluación. Regulación. Acreditación.

 

 



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Biografia do Autor

Mônica de Souza Trevisan, Fundação Universidade Federal do Pampa

Dra. em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2018). Mestre em Educação (UFSM).Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no cargo de Pedagoga. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa na área de políticas públicas de avaliação da educação superior; integrante do grupo de pesquisa Elos; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GESTAR); foi bolsista e colaboradora do programa Observatório da Educação OBEDUC. 

Rosane Carneiro Sarturi, Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência, como bolsista CAPES/Fundação Carolina. É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. 

Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4133511150582100 

Luis Alberto Pérez Bonfante, Professor período integral da Universidad del Valle, Facultad de Ciencias de la Administración, Cali, Colômbia, Doutor em Ciências Sociais.

Doutor em Ciências Sociais, Flacso, Argentina. Engenheiro Industrial (1999), Especialista em Administração da Qualidade Total e Produtividade (2002), Mestre em Administração de Empresas (2008), Universidade del Valle, Colômbia. Atualmente, desenvolve suas pesquisas sobre os processos de acreditação de Qualidade da Educação Superior, desigualdade social e autonomia universitária na Colômbia e América Latina. Professor da Facultad de Ciencias de la Administración da Universidad del Valle, Cali-Colômbia.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

TREVISAN, Mônica de Souza; SARTURI, Rosane Carneiro; BONFANTE, Luis Alberto Pérez.
AVALIAÇÃO DE QUALIDADE EM LICENCIATURAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: dois estudos de caso
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos