PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-02

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais. Gestão Escolar. Progressão Continuada. Bloco Pedagógico.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa de mestrado profissional em Políticas públicas e Gestão Educacional da UFSM realizada entre os anos de 2016 a 2018, cujo propósito foi analisar as demandas da gestão escolar e os desafios acerca da implementação do regime de progressão continuada no bloco pedagógico do ensino fundamental de uma instituição da rede municipal de Santa Maria-RS. Os processos metodológicos estão embasados na abordagem qualitativa e a metodologia adotada é o estudo de caso. A análise documental teve como base, a legislação de ordem nacional e municipal, bem como documentos oficiais da escola. A construção dos dados ancorou-se nas entrevistas despadronizadas com gestores e professores da escola alvo da pesquisa e na observação participante. Para a análise de dados considerou-se a triangulação dos dados e a análise de conteúdo. Como produto final dessa pesquisa de Mestrado Profissional foi elaborado compartilhadamente o Plano de Gestão Escolar do Bloco Pedagógico no viés do planejamento estratégico. Os estudos apontam que a formação continuada representa a possibilidade de auxiliar na interpretação da progressão continuada no bloco pedagógico. A compreensão da dinâmica da proposta dessa política representa um instrumento de resistência e apoderamento para reivindicar condições adequadas ao funcionamento que promove o sucesso e a permanência dos(as) alunos (as) na escola, para tanto, a gestão escolar pautada na ação participativa e democrática conduz o êxito do ato pedagógico.

Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais. Gestão Escolar. Progressão Continuada. Bloco Pedagógico.

CONTINUOUS PROGRESSION IN THE PEDAGOGICAL FIELD: challenges for school management in a public school of the municipal network of Santa Maria-RS

Abstract

This study aims to present the results of research of a professional master’s degree in Public Policies and Educational Management of UFSM conducted between 2016 and 2018, whose purpose was to analyse the demands of school management and the challenges regarding the implementation of the continuous progression in the pedagogical field of elementary education of an institution of the municipal network of Santa Maria-RS. The methodological processes are based on the qualitative approach and the methodology adopted is the case study. The documentary analysis was based on the national and the municipal legislation as well as the official school documents. The construction of data was anchored in non-standardized interviews with managers and teachers from the target school of this research and participant observation. Data triangulation and content analysis were considered for data analysis. As a final product of this Master's Degree research, the School Management Plan of the Pedagogical Field was elaborated in the strategic planning bias. The studies indicate that continuous education represents the possibility of assisting in the interpretation of the continuous progression in the pedagogical field. The comprehension of the proposal’s dynamics of this policy represents an instrument of resistance and empowerment to claim adequate conditions for the functioning, which promotes the success and permanence of the students in the school. Therefore, the school management based on participatory and democratic action leads to the success of the pedagogical act.

PROGRESIÓN CONTINUA EN EL ÁREA PEDAGÓGICA: retos para la gestión escolar en una escuela pública de la red municipal de Santa Maria-RS

Resumen

Este trabajo tiene por objetivo presentar los resultados de investigación de maestría profesional en Políticas Públicas y Gestión Educativa de la UFSM realizada entre los años 2016 y 2018, cuyo propósito fue analizar las demandas de la gestión escolar y los desafíos acerca de la implementación del régimen de progresión continuada en el área pedagógica de la enseñanza primaria de una institución de la red municipal de Santa Maria/RS. Los procesos metodológicos se basan en el abordaje cualitativo y la metodología adoptada es el estudio de caso. El análisis documental tuvo como base la legislación de orden nacional y municipal, así como documentos oficiales de la escuela. La construcción de los datos se ancló en las entrevistas no estándar con gestores y profesores de la escuela objeto de la investigación y en la observación participante. Para el análisis de datos se consideró la triangulación de los datos y el análisis de contenido. Como producto final de esta investigación de Maestría Profesional se ha elaborado comparte el Plan de Gestión Escolar del Área Pedagógica en el sesgo de la planificación estratégica. Los estudios apuntan que la formación continuada representa la posibilidad de auxiliar en la interpretación de la progresión continuada en el área pedagógica. La comprensión de la dinámica de la propuesta de esta política representa un instrumento de resistencia y apoderamiento para reivindicar condiciones adecuadas al funcionamiento, lo que promueve el éxito y la permanencia de los alumnos en la escuela. Por lo tanto, la gestión escolar pautada en la acción participativa y democrática conduce el éxito del acto pedagógico.

Palabras clave: Políticas Públicas Educativas. Gestión Escolar. Progresión continua. Área Pedagógica.

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Biografia do Autor

Kátia Rezende Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba por meio do Grupo Educacional Uninter de Santa Maria-RS. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena/Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFGRS. Trabalhou como Professora Alfabetizadora do terceiro ano do Ensino Fundamental e também atuou como Coordenadora Pedagógica do Programa Mais Educação numa escola da rede municipal de Santa Maria-RS. Atuou como Coordenadora pedagógica dos Anos Inciais de uma instituição de ensino municipal de Santa Maria-RS. Atualmente está atuando como vice-diretora de uma escola do município de Santa Maria e como tutora à distância do Curso de Pedagogia da UAB/UFSM.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413321H5

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e gestão Educacional/UFSM. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior. 
  

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

RODRIGUES, Kátia Rezende; LUNARDI, Elisiane Machado.
PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos