TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal

Autores

  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p207-224

Palavras-chave:

Pesquisa em formação de professores, Metodologia de pesquisa, Pesquisa em educação,

Resumo

Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.

Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.

TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universal

Abstract

This article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.

Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.

TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universal

Resumen

Este artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.

Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Bolsa Produtividade em Pesquisa - CNPQ. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e colaboradora no Centro Universitário UNINTER. Coordenadora do Fórum de Editores de periódicos Científicos da Área da Educação - FEPAE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos, com projetos de pesquisa financiados pelo CNPq. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Rede KIPUS; Red de Inducion a la Docência. Particiapçaõ em Projeto de Pesquisa junto a Universidad de Sevilha.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin.
TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 207–224, 30 Dez 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos