CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa

Autores

  • Camila Nagem Marques Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Vitória Campos Mamede Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p129-146

Palavras-chave:

Criatividade e Educação, Estado da Arte, Pesquisa,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte da temática criatividade e educação. De metodologia documental, este parte de levantamento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil, nos últimos seis anos. Os dados apresentados foram sistematizados a partir do Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes, no Scielo, de maneira a constatar os artigos que tratam da temática, do Banco de teses e dissertações em âmbito nacional (Capes e BDTD-Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) e demais sites e documentos que surgiram no decorrer dessa etapa, de maneira a garantir o rigor do referido estudo. Desta forma foram definidas como lacunas do conhecimento ainda pouco exploradas por pesquisas nacionais: o desenvolvimento de mapeamento em larga escala sobre a pesquisa em criatividade no país, o investimento na relação entre criatividade e formação docente e na formação continuada aplicada à criatividade.

Palavras-chave: Criatividade e Educação. Estado da Arte. Pesquisa.

CREATIVITY AND EDUCATION: possibilities of a research Field

Abstract

This article aims to present the state of the art of creativity and education. From documentary methodology, this part of survey of the academic researches developed in Brazil, in last six years. The data presented were systematized from the Directory of Research Groups of Capes, in Scielo, in order to verify the articles that deal with the subject, from the Bank of theses and dissertations at the national level (Capes and BDTD-Digital Library of Theses and Dissertations) and other sites and documents that appeared during this stage, in order to guarantee the rigor of this article. In this way, knowledge gaps that still unexplored by national research: the development of large-scale mapping on creativity research in the country, investment in the relationship between creativity and teacher training, and in continuing education applied to creativity.

Keywords: Creativity and Education. State of art. Search.

CREATIVIDAD Y EDUCACIÓN: posibilidades de um campo de investigación

Resumen

El presente artículo tiene por objetivo presentar el estado del arte de la temática creatividad y educación. De metodología documental, esta parte de levantamiento de las investigaciones académicas desarrolladas en Brasil, en los últimos seis años. Los datos presentados fueron sistematizados a partir del Directorio de Grupos de Investigación de Capes, en Scielo, de manera a constatar los artículos que tratan de la temática, del Banco de tesis y disertaciones a nivel nacional (Capes y BDTD-Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones y otros sitios y documentos que surgieron en el transcurso de esta etapa, de manera a garantizar el rigor del referido estudio. De esta forma se definieron como lagunas del conocimiento aún poco exploradas por investigaciones nacionales: el desarrollo de mapeo a gran escala sobre la investigación en creatividad en el país, la inversión en la relación entre creatividad y formación docente y en la formación continuada aplicada a la creatividad.

Palabras clave: Creatividad y Educación. Estado del Arte. Investigación acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Nagem Marques Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre (2014) e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Artes Visuais do Colégio Pedro II. Possui licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Criatividade e Inovação na Educação Básica e Criatividade Docente junto ao grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo ensino-aprendizagem (LUPEA).

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Maria Vitória Campos Mamede Maia é professora associada da UFRJ em Psicologia da Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2005), Mestre em Letras pela PUC-RJ (1986). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1998) e em Letras pela PUC-RJ (1982). Coordenadora e fundadora do Espaço de Atendimento Psicopedagógico ao aluno da Faculdade de Educação - UFRJ - EAP. Coordenadora do grupo de pesquisa Criar & Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem - LUPEA. Membro associado da ANPED- Região Sudeste - GT - Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

VIEIRA, Camila Nagem Marques; MAIA, Maria Vitória Campos Mamede.
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: possibilidades de um campo de pesquisa
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 129–146, 30 Dez 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)