OS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: indicadores e tendências

Autores

  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Josefa Jackline Rabelo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Maurilene do Carmo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p53-69

Palavras-chave:

Cursos de Pedagogia, Currículos, Formação Docente, Indicadores,

Resumo

Neste artigo realizamos uma síntese proveniente de uma pesquisa, em desenvolvimento, a respeito dos indicadores teórico-metodológicos presentes na organização dos novos currículos dos cursos de Pedagogia no contexto das diretrizes curriculares nacionais. Para tanto, com base numa revisão teórico-documental, de abordagem qualitativa, revisamos os projetos pedagógicos em cinco instituições, entre os anos de 2011-2016, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de São João Del-Rei; Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Ceará. Avaliamos ademais as Resoluções Nº1 de 15.05.2006 e Nº2 de 1.07.2015, do Conselho Nacional de Educação, situando os documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Por fim, indicamos as tendências curriculares flexíveis e interdisciplinares no campo da formação docente nos cursos de pedagogia e licenciaturas.

NEW CURRICULUM FOR THE PEDAGOGY´S COURSES: indicators and tendencies

Abstract

In this article we do a summary from a research development about the theoretical and methodological indicators present in the organization of the new curriculum of Pedagogy in the national's context of curriculum guidelines. Therefore, based on a theoretical and documentary review of qualitative approach, we review the educational projects in five institutions between the years 2011-2016, namely: Federal University of Mato Grosso; Federal University of Pernambuco; Federal University of Sao Joao del Rei; Federal University of Viçosa and the Federal University of Ceará. In addition, we will evaluate the resolutions of 15.05.2006 1 and 2 of 07.01.2015, the National Council of Education, placing the documents of the National Association for Training of Education Professionals. we will also provide a flexible and interdisciplinary curriculum tendencies in the field of teacher training in pedagogy courses and degrees.

Keywords: Pedagogy´s Courses. Curriculum. Teacher training. Indicators.

 LOS NUEVOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE PEDAGOGÍA: indicadores y tendencias

Resumen

En ese trabajo realizamos una síntesis proveniente de una investigación, en desarrollo, acerca de los indicadores teóricos y metodológicos presentes en organización de los nuevos currículos de los cursos de Pedagogía en el contexto de las directrices curriculares nacionales. Para tanto, con base en el repaso teórico y documental, de abordaje cualitativa, revisamos los proyectos pedagógicos en cinco instituciones, entre los años de 2011-2016, a saber: Universidad Federal de Mato Grosso; Universidad Federal de Pernambuco; Universidad Federal de São João Del-Rei; Universidad Federal de Viçosa y Universidad Federal do Ceará. Evaluamos además las Resoluciones Nº 1 de 15.05.2006 y Nº 2 de 1.07.2015, del Consejo Nacional de Educación, situando los documentos de la Asociación Nacional por la Formación de los Profesionales de la Educación. Por fin, indicamos las tendencias curriculares flexibles e interdisciplinares en el campo de la formación de los profesores en los cursos de pedagogía y licenciaturas.

Palabras clave: Cursos de Pedagogía. Currículos. Formación de profesores. Indicadores.

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Biografia do Autor

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular Doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Fortaleza - CE, Brasil.

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Fortaleza - CE, Brasil.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza - CE, Brasil.

Francisca Maurilene do Carmo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza - CE, Brasil.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Ribeiro, L. T. F., Rabelo, J. J., Mendes Segundo, M. das D., & Carmo, F. M. do. (2018). OS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: indicadores e tendências. Cadernos De Pesquisa, 25(4), 53–69. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p53-69

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