BIBLIOTECAS ESCOLARES: passado, presente e o que será do futuro?

Bianca Silva Santos de Sousa, Maysa Fernanda Ferreira Lindoso

Resumo


Trata de um levantamento histórico da situação das bibliotecas escolares refletindo desde o início da colonização brasileira até os dias atuais. O artigo aponta que em diversos momentos da história não foi dada prioridade as bibliotecas escolares, foram tratadas como algo banal, sendo muitas vezes negligenciada por governos de diferentes épocas assim como também acontece com a educação. O artigo discute ainda o papel social do bibliotecário e da biblioteca na construção de uma sociedade leitora e crítica. Discute as propostas do Estado para melhorar este setor através das leisnº 10.753/03 e 12.244/10, enfatizando suas consequências e uma breve crítica a elas. Apresenta uma proposta que pode ser uma alternativa para motivar melhorar a visão da população em relação à biblioteca escolar. A metodologia é constituída de pesquisa exploratória, com revisão documental. Teve como conclusão que o descaso vem de muito tempo mais os bibliotecários precisam inverter esse processo de abandono do que poderia ser um dos melhores instrumentos de ação socioeducativa.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Intervenção social. Bibliotecário. Lei 10.753/03. Lei 12.244/10.

Abstract

It is a historical survey of the situation of school libraries at the beginning of Brazil's colonization to today showing that at various times in history we can see that the libraries were treated as non-priority, or rather saying something banal did not deserve special attention and a lot of often neglected by governments of different periods as well as with education, making relationship with social role of the librarian and the library in building a critical reader and society. It also brings an explanation of the Brazilian Law 10,753 / 03 and the Brazilian Law 12,244 / 10, its consequences and a brief critical to them. It presents a proposal that can be an alternative to motivate improve the vision of the population to the school library. The methodology consists of exploratory research, to document review. We had the conclusion that the neglect comes from much longer we librarians have to reverse the abandonment process of what could be one of the best socio action instruments.

Keywords: School Library. Social intervention. Librarian. Law 10,753/03. Law 12,244/10.


Palavras-chave


Biblioteca escolar; Intervenção social; Bibliotecário; Lei 10.753/03; Lei 12.244/10

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ISSN 2526-6160

 

 

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