IDEOLOGIAS DAS BRINCADEIRAS X BRINQUEDOS DE MENINOS X MENINAS

Autores

  • Rachel Bonfim da Silva
  • Sirlene Mota Pinheiro

Palavras-chave:

Brincadeiras, Brinquedos, Gênero, Sexualidade

Resumo

O presente relato de experiência se deu a partir do Curso de Extensão denominado de Gênero, sexualidade na escola, em que nos foi repassada uma tarefa para desenvolver em uma escola com alguns dos temas proposto pelo referido curso. Então percebemos que o ambiente escolar é repleto de situações que tem representado grandes desafios para nós educadoras e educadores. Por entendermos a escola como um espaço histórico e cultural em que as diferentes identidades sexuais e de gênero convivem diariamente, caracterizando-se, portanto, como um lugar propício e privilegiado para se educar, realizamos essa problematização teórica sobre como discutir de outras formas a Educação Sexual na escola, através das brincadeiras e dos brinquedos, em que tratamos dos temas gênero, identidade de gênero e educação sexual, como deveriam ser considerados na formação e prática escolar, buscando sempre uma educação atual e problematizadora. Para tanto, os objetivos foram: compreender a educação sexual como conteúdo importante e necessário na escola; desmistificar as brincadeiras e os brinquedos para meninos e para meninas. Nossa metodologia foi feita a partir da organização de um grande projeto sobre os brinquedos de meninos e de meninas, através de dinâmicas realizadas com: as professoras com situações que discutem sobre a sexualidade e os brinquedos; e também com o desenvolvimento da formação pedagógica através de palestra sobre o assunto convidando toda a comunidade escolar.

Palavras-chave: Brincadeiras. Brinquedos. Gênero. Sexualidade.

Abstract

The present experience report came from the Extension Course called Gender, sexuality at school, in which we were given a task to develop in a school with some of the themes proposed by said course. Then we realize that the school environment is full of situations that have presented great challenges for us educators and educators. Because we understand the school as a historical and cultural space in which the different sexual and gender identities coexist on a daily basis, characterizing itself as a propitious and privileged place to educate, we carry out this theoretical problematization on how to discuss Education in other ways Sexual at school, through play and toys, in which we deal with gender, gender identity and sex education, as they should be considered in school training and practice, always seeking a current education and problematizing. To do so, the objectives were: to understand sex education as important and necessary content in school; Demystifying play and toys for boys and girls. Our methodology was based on the organization of a large project on boys 'and girls' toys, through dynamics carried out with: teachers with situations that discuss sexuality and toys; and also with the development of pedagogical training through a lecture on the subject inviting the whole school community.

Keywords: Jokes. Toys. Genre. Sexuality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Bonfim da Silva

Pedagoga e Química, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Silva, R. B. da, & Pinheiro, S. M. (2018). IDEOLOGIAS DAS BRINCADEIRAS X BRINQUEDOS DE MENINOS X MENINAS. Revista Bibliomar, 16(3), 59–70. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/9701

Edição

Seção

Relato de Experiência