O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO COMO GESTOR DE PESSOAS

Autores

  • Cínthia Reggiane Cordeiro de Almeida

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Bibliotecário, Unidade de Informação, Gestão, Liderança

Resumo

Esse artigo apresenta os principais conceitos de gestão e liderança. Analisa as competências essenciais do bibliotecário enquanto gestor, tanto na gestão de unidades de informação quanto na gestão de pessoas. Destaca o valor do bibliotecário gestor do conhecimento no ambiente organizacional. Ressalta a importância da educação continuada do profissional bibliotecário na gestão de pessoas, visto que ele deve saber administrar e incentivar treinamentos e/ou capacitações no ambiente de sua instituição. Levanta os principais problemas e desafios enfrentados pelos bibliotecários no desempenho de sua função de líder no seu ambiente de trabalho. Tem por objetivo mostrar a importância do gestor-líder no perfil do profissional bibliotecário em sua função de gestão em uma unidade de informação. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas em diversos suportes informacionais desde livros aos suportes eletrônicos. Conclui-se que o bibliotecário responsável por unidade de informação, necessita se especializar com maior ênfase na gestão de recursos humanos para que assim possa desempenhar melhor sua função de gestor.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Bibliotecário. Unidade de Informação. Gestão. Liderança.

Abstract

This article presents the main concepts of management and leadership. It analyzes the essential skills of the librarian as a manager, both in the management of information units and in the management of people. It highlights the value of the librarian manager of knowledge in the organizational environment. It emphasizes the importance of continuing education of the professional librarian in the management of people, since he must know how to administer and encourage training and / or training in the environment of his institution. It addresses the key issues and challenges faced by librarians in their leadership role in their work environment. It aims to show the importance of the manager-leader in the profile of the professional librarian in his role of management in an information unit. The methodology used was bibliographic research in several informational supports from books to electronic media. It is concluded that the librarian responsible for information unit needs to specialize with greater emphasis on the management of human resources so that it can better perform its managerial role.

Keywords: People Management. Librarian. Information Unit. Management. Leadership.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cínthia Reggiane Cordeiro de Almeida

Graduanda do 8º período do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão  (UFMA).

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

ALMEIDA, Cínthia Reggiane Cordeiro de.
O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO COMO GESTOR DE PESSOAS
. Revista Bibliomar, v. 16, n. 3, p. 24–33, 17 Set 2018Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos