ESTÁ ABERTA A SESSÃO: a cultura material escolar presente nos relatórios dos presidentes de província do Maranhão (1840-1843)

Andreia Monteiro Carvalho

Resumo


Apresenta-se neste estudo a pesquisa em andamento sobre as materialidades escolares presentes nos relatórios dos presidentes de província do Maranhão. Tem-se como objetivo compreender a influência das materialidades extraídas dos discursos dos Presidentes de Província e identificadas como elementos da cultura material na compreensão do cotidiano escolar das instituições de ensino maranhenses. Para isso, a metodologia aplicada dividiu-se em duas etapas: bibliográfica e documental. 1) Bibliográfica, com: Andrade (1984) e Castro (2010) esclarecendo a História do Maranhão; Castro (2013), sobre Cultura Material Escolar, que possibilitou o conhecimento das categorias de análise adotadas na pesquisa; Stephanou e Bastos (2009), com os apontamentos sobre História da Educação; e Funari (2008), explicando a relevância das fontes materiais, dentre outros autores. 2) Documental: com o tratamento da própria fonte, os Relatórios dos Presidentes de Província do Maranhão no período de 1840 a 1843 (exceto 1842). O tratamento consistiu na identificação e categorização dos objetos escolares, para que, por intermédio deste processo, fosse viável interpretar a influência dessas materialidades no dinamismo escolar. Considera-se a importância da cultura material como estudo que permite reconhecer a potencialidade dos objetos enquanto fontes, capazes de revelar necessidades, relações, práticas e outros elementos que variavam de acordo com a realidade de cada escola. Portanto, explorar as informações que os relatórios carregam é um dos férteis caminhos de investigação para o entendimento dos aspectos formadores da cultura material escolar com intuito de promover o desenvolvimento da História da Educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Província do Maranhão.


Palavras-chave


História da educação; Cultura material escolar; Província do Maranhão

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ISSN 2526-6160

 

 

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