A VISIBILIDADE DA INDEXAÇÃO NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM BIBLIOTECONOMIA E EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Mônia Lorena do Nascimento da Silva

Palavras-chave:

Representação da Informação. Indexação. Comunicação científica. Periódicos online.

Resumo

A visibilidade da indexação nos periódicos científicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. Dispõe da análise de conteúdo como metodologia. Traz como eixo principal o questionamento acerca da quantidade de artigos científicos disponíveis nos periódicos da área da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Apresenta a organização e a representação da informação, bem como a explosão informacional que se dá a partir do processo de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Traz dados quantitativos sobre a produção do tema relacionado à indexação em periódicos online. Conclui que o a produção cientifica que abrange a indexação, a representação temática e organização e a representação da informação têm insipiência em periódicos científicos relacionados à área de Biblioteconomia e de Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. de A. Rego & A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).

BRASIL. Ministério da Educação. CAPES. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/>. Acesso em: 11 jan. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Ciência da Informação. Disponível em: <http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf>. Acesso em: 11 jan. 2017. MAIMONE, Giovana Deliberali; SILVEIRA, Naira Christofoletti; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Reflexões acerca das relações entre representação temática e descritiva. Informação & sociedade, v. 21, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/7367>. Acesso em: 11 jan. 2017.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. Transinformação. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo>. Acesso em:11 jan. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Biblionline. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb.br/>. Acesso em: 11 jan. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Informação e sociedade: estudos. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/>. Acesso em: 11 jan. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Perspectivas em Ciência da Informação. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci>. Acesso em: 11 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2017-04-02

Como Citar

DA SILVA, Mônia Lorena do Nascimento.
A VISIBILIDADE DA INDEXAÇÃO NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM BIBLIOTECONOMIA E EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
. Revista Bibliomar, v. 15, n. 1/2, p. 99–112, 2 Abr 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos