PRODUÇÃO CIENTÍFICA: uma análise nos anais da jornada de iniciação científica e extensão do Instituto Federal do Tocantins

Autores

  • Lucas Braga da Silva
  • Josilene Tavares Barbosa dos Santos

Palavras-chave:

Conhecimento. Produção científica. Publicação. Discussão

Resumo

Este estudo foi realizado, com base nos anais da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE), que é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) desde 2010, cujo objetivo deste, foi diagnosticar a produção por ano e por área do conhecimento nos anos de 2014, 2015 e 2016, o evento tem o intuito de promover a produção em várias áreas do conhecimento e discussão de pesquisas, numa perspectiva de desenvolver o pensamento técnico-científico. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2016, para tanto, utilizou-se de análise sistemática nos anais do evento. Quanto aos resultados, constatou-se que o maior número de artigos submetidos ao evento foi na área de ciências agrárias (25%), seguido de ciências sociais aplicadas (17%) e por projetos de extensão com (16%) dos trabalhos. E com o fim da mesma, conclui-se, que o evento apresenta um percentual maior de publicações, em alguns casos se manteve constante, enquanto outros, apresentaram-se poucas e até mesmo uma relativa queda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. A. de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

BRASIL. Presidência da república do. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JICE - Jornada de Iniciação Científica e Extensão. 2015. Disponível em: <http://www.ifto.edu.br/jornadacientifica/2015/>. Acesso em: 21/02/2017.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

TRUJILLO FERRARI, A. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

Downloads

Publicado

2017-04-02

Como Citar

DA SILVA, Lucas Braga; DOS SANTOS, Josilene Tavares Barbosa.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA: uma análise nos anais da jornada de iniciação científica e extensão do Instituto Federal do Tocantins
. Revista Bibliomar, v. 15, n. 1/2, p. 64–72, 2 Abr 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos