BIBLIOTECAS NAS NUVENS: do conceito a sua utilização

Autores

  • Juliana Dias Soares UFMA
  • Kacio Micael Vidal UFMA
  • Willame Aquino UFMA

Palavras-chave:

Biblioteca nas nuvens, Biblioteca Digital, Tecnologia.

Resumo

Estudo sobre o conceito, criação e o uso das bibliotecas nas nuvens. Apresenta histórico das tecnologias nas nuvens e sua fi losofi a. Utiliza o levantamento bibliográfi co, pesquisa de campo nas redes de Bibliotecas digitais e a formação de Biblioteca digital segundo os moldes apresentados no decorrer do estudo. Estuda o relacionamento da Biblioteca digital nas nuvens com os usuários. Conclui que a formação da biblioteca nas nuvens. Analisa a computação e nuvem suas vantagens e desvantagens para a Biblioteca. Aborda a biblioteca e m nuvem como uma ferramenta inovadora na área da biblioteconomia e Ciência da Informação, no que tange a disseminação e recuperação da informação sem interferências como questões geográfi cas e de horários. Conclui que com o passar dos últimos anos as discussões e uso da Biblioteca em nuvem vem se intensifi cando e cada vez mais as vantagens da biblioteca em nuvem tem se sobreposto as bibliotecas físicas, principalmente no acesso ao acervo e downloads de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOROSO, Danilo. O que é Computação em Nuvens? 2012. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm>. Acesso em: 4 nov. 2015.

ASSAD, Rodrigo. Computação nas nuvens: por que surgiu. 2011. Disponível em: <http://www.leiaja.com/coluna/2011/computacao-nas-nuvens-porque-surgiu>. Acesso em: 4 nov. 2015.

BIJORA, Helito. Como salvar arquivos do Windows direto na nuvem do OneDrive, Dropbox ou Google. 2015. Disponível em:<http://www.techtudo. com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/como-salvar-arquivos-do-windows-direto-na-nuvem-do-onedrive-dropbox-ou-google.html>. Acesso em: 6 nov. 2015.

BURJATO, Rodrigo. A era da cloud computing e suas vantagens. 2014. Disponível em: <http://blog.skyone.solutions/a-era-da-cloud-computing-e-suas-vantagens>. Acesso em: 4 nov. 2015.

BURJATO, Rodrigo. Quem inventou a computação em nuvem?. 2014. Disponível em: <http://blog.skyone.solutions/quem-inventou-a-computa%C3%A7%C3%A3o-em-nuvem>. Acesso em: 4 nov. 2015.

UFCG. História da Computação nas Nuvens. 2012. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2015. MURAKAMI, Tiago.Computação em nuvem e os softwares de gerenciamento de Bibliotecas. 2010. Disponível em: http://bsf.org.br/2010/02/04/ computacao-em-nuvem-e-os-softwares-de-gerenciamento-de-bibliotecas/>. Acesso em: 6 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-09-28

Como Citar

SOARES, Juliana Dias; VIDAL, Kacio Micael; AQUINO, Willame.
BIBLIOTECAS NAS NUVENS: do conceito a sua utilização
. Revista Bibliomar, v. 14, n. 2, p. 23–34, 28 Set 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos