BIBLIOTECAS ESCOLARES E OS NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Josiclea dos Santos Cardoso UFMA
  • Maíra de Jesus Sousa Silva Muniz UFMA
  • Joelma Almeida Santos Vieira UFMA

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Nativos digitais, Tecnologia, Informação, Alunos

Resumo

As bibliotecas escolares não são apenas um local que se armazena o saber, o conhecimento e a cultura em geral. São principalmente templos da essência humana e da transmissão da informação representada por meios bibliográfi cos, não bibliográfi cos, sociais e tecnológicos. As bibliotecas escolares servem para perpetuar a sabedoria mais pura e salutar: a das crianças e jovens. Nos dias atuais com as gerações conectadas a tecnologia a biblioteca escolar tem que ser um elo entre a tecnologia e a informação. A geração dos nativos digitais está cada vez mais acelerada em virtude do avanço da tecnologia e essa geração é geração que nascem conectadas com o mundo tecnológico. O artigo analisa como a biblioteca escolar e a geração dos nativos digitais se se estão atreladas com o intuito de facilitar o aprendizado do aluno. O objetivo é refl etir como a escola se porta diante dessa nova geração no ambiente escolar. A metodologia é de cunho bibliográfi co, que fala de alguns pontos dos teóricos sobre ambos os assuntos. As conclusões apresentadas enfatizam a suma importância do papel da escola na formação intelectual do aluno, junto com a tecnologia que a geração dos nativos digitais estão presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ANTONIO, Raquel. Quem são os nativos digitais. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2015.

CARNIELLO, Luciana Barbosa Candido; RODRIGUES, Bárbara Mônica Alcântara Gratão; MORAES, Moema Gomes. A relação entre os nativos digitais, jogos eletrônicos e aprendizagem. In: SIMPOSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: redes sociais e aprendizagem, 3., Recife, Anais... Recife, 02 - 03 dez. 2010. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/simposio/ anais/Anais-Hipertexto-2010/Luciana-Barbosa-Carniello&Barbara-Alcantara-Gratao&Moema-Gomes-Moraes.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2015.

GOMES, Luiz Flávio. Nativos Digitais: quem são e o que querem (parte 1), Universo Jurídico: Juiz de Fora, ano XI, 06 de outubro de 2009. Disponível em: <http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/6519motivos_digitais_que_ são_e_o_que_querem-parte-1>. Acesso em: 18 set. 2012.

LANZI, Lucirene Andreia Catini; VIDOTTI, Silvana A. B. Gregório; FERNEDA, Edberto. A biblioteca escolar e a geração de nativos digitais: construindo novas gerações. Disponível em: <http://cafecomleitura.fi c.ufg.br>. Acesso em: 16 jun. 2015.

PENSADOR, Cristina M. Tecnologias digitais e ações de aprendizagem dos nativos digitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 5., Caxias do Sul, Anais... Caxias do Sul, maio 2010. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2016.

SÃO PAULO. Regime interno das Escolas Públicas de São Paulo, manuscrito, 1894.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Biblioteca escolar: da gênese à questão. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 133-145.

Downloads

Publicado

2016-09-28

Como Citar

CARDOSO, Josiclea dos Santos; MUNIZ, Maíra de Jesus Sousa Silva; VIEIRA, Joelma Almeida Santos.
BIBLIOTECAS ESCOLARES E OS NATIVOS DIGITAIS
. Revista Bibliomar, v. 14, n. 2, p. 9–22, 28 Set 2016Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos