O BIBLIOTECÁRIO MEDIADOR E OS DESAFIOS PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIANTE DA COVID-19: o caso de uma biblioteca universitária especializada em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.24

Palavras-chave:

bibliotecas universitárias, ciência da saúde, mídias sociais, competência em informação, COVID-19 = Keywords, university libraries, health science, social media, competence in information

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever o relato de experiência profissional do primeiro Programa de Capacitação que deu origem ao curso online “Aprendendo sobre normas da ABNT” oferecido por uma biblioteca universitária (BU) especializada em ciências da saúde, Programa implantado a partir do produto final de um projeto de pesquisa de mestrado. Aborda as ações que vem sendo trabalhadas pela biblioteca durante o período pandêmico, com o uso intensivo das redes sociais, e aprimoramento do profissional na competência em mídia. Mostra os desafios enfrentados pelo bibliotecário através dos trabalhos home office e como pensar em práticas para dar continuidade ao desenvolvimento da competência em informação dos usuários remotamente. A metodologia caracteriza-se como um estudo empírico e descritivo, de abordagem qualiquantitativa, utilizou-se como instrumento, o questionário pesquisa de satisfação, também realizou-se pesquisa do tipo revisão bibliográfica como base teórica para o presente estudo. Os resultados obtidos apontam que entre os participantes 62,5% sentiram-se satisfeitos com o curso. Em relação à duração da capacitação, 50% marcaram “excelente” para a carga horária. Quanto ao objetivo proposto pelo curso, 98,5% alegaram que o conteúdo estava de acordo com o estimado na divulgação. Diante das considerações finais, recomenda-se que atividades remotas sejam realizadas a fim de promover a competência em informação aos usuários das bibliotecas universitárias frente às práticas de isolamento social. A biblioteca em estudo pretende promover outros cursos, principalmente os voltados para o uso de ferramentas das bases de dados em saúde para uma melhor disseminação no uso e gestão da informação científico-técnica em saúde. Os estudo de Morigi e Souto (2005), Kern (2020), Santos e Paiva (2020) e Santos (2020) foram fundamentais para esta pesquisa, pois serviram como embasamento teórico para o desenvolvimento deste artigo.

Abstract

This article aims to describe the professional experience report of the first Training Program that gave rise to the online course “Learning about ABNT standards” offered by a university library (BU) specialized in health sciences, Program implemented based on the final product of a master's research project. It addresses the actions that have been worked on by the library during the pandemic period, with the intensive use of social networks, and professional improvement in media competence. It shows the challenges faced by the librarian through home office work and how to think about practices to continue the development of users' information competence remotely. The methodology is characterized as an empirical and descriptive study, with a qualitative and quantitative approach, the satisfaction survey questionnaire was used as an instrument. A literature review was also carried out as a theoretical basis for the present study. The results obtained show that among the participants 62.5% felt satisfied with the course. Regarding the duration of the training, 50% scored "excellent" for the workload. As for the objective proposed by the course, 98.5% claimed that the content was in accordance with the estimated disclosure. In view of the final considerations, it is recommended that remote activities be carried out in order to promote competence in information to users of
university libraries in the face of social isolation practices. The library under study intends to promote other courses, mainly those focused on the use of health database tools for better dissemination in the use and management of scientific and technical health information. The studies by Morigi and Souto (2005), Kern (2020), Santos and Paiva (2020) and Santos (2020) were fundamental for this research, as they served as a theoretical basis for the development of this article.

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Biografia do Autor

Karina Barbosa dos Santos, IFRJ

Graduação em Biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2010). Pós-graduação em Gestão estratégica da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (2014). Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2020). Atualmente exerço o cargo de bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Realengo, como coordenadora da biblioteca desde o ano de 2017 até o momento.

Referências

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Santos, K. B. dos. (2021). O BIBLIOTECÁRIO MEDIADOR E OS DESAFIOS PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIANTE DA COVID-19: o caso de uma biblioteca universitária especializada em saúde. Revista Bibliomar, 20(2), 224–239. https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.24

Edição

Seção

Relato de Experiência