BIBLIOTECA ESCOLAR X SALA DE LEITURA: uma análise reflexiva da realidade de Presidente Prudente (SP) = SCHOOL LIBRARY X READING ROOM: a reflective analysis of the reality from Presidente Prudente (SP)

Autores

  • Juliane Francischeti Martins Motoyama Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (CEFORPPE)
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-2227-2544

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Sala de leitura, Organização de biblioteca escolar, Professores readaptados

Resumo

Apresenta reflexivamente a realidade das bibliotecas escolares e salas de leitura da cidade de Presidente Prudente - SP. Investiga 65 escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental e conjeturamos, com base em pesquisa bibliográfica e dados coletados por meio de questionário, sobre como são organizados os espaços de leitura. O objetivo é compreender como os gestores escolares do município percebem os conceitos de biblioteca escolar e sala de leitura e como nomeiam seus espaços para que, a partir da realidade municipal, analisemos e discutamos propostas que podem mudar os espaços para o desempenho adequado de sua função: formar leitores. Os dados avaliados foram obtidos de duas formas: pesquisa bibliográfica sobre os documentos que padronizam os espaços de leitura da rede municipal de ensino e pesquisa de campo com aplicação de questionário respondido pelos gestores das escolas no início de 2019 por meio do Google Forms. Os resultados mostram que falta ao município coerência na organização de seus espaços de leitura e, embora alguns afirmem possuir bibliotecas escolares, todos possuem salas de leitura administradas por profissionais readaptados e com atendimento precário. Conclui mostrando uma mudança tímida que pode, se for realizada, modificar essa realidade, pois a Secretaria Municipal de Educação estaria incluindo, nas funções do centro de treinamento do município, cursos para funcionários das salas de leitura e orientações para melhorias nos espaços de leitura.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Sala de leitura. Organização de biblioteca escolar. Professores readaptados.

Abstract

This article reflexively presents the reality of school libraries and reading rooms in the city of Presidente Prudente - SP. In this text, we focus 65 municipal schools of early childhood education and elementary education and conjecture, based on a bibliographic research and data collected through a questionnaire, about how the spaces for reading are organized. The objective is to understand how school administrators in the municipality perceive the concepts of school library and reading rooms and how they name their spaces so that, based on the municipal reality, we analyze and discuss proposals that can change spaces can adequately perform their function - to form readers. The data presented and evaluated here were obtained in two ways: bibliographic research on the documents that standardize reading spaces in the municipal education system and a questionnaire answered by school managers in early 2019 via Google Forms. The results show that the municipality lacks coherence in the organization of its reading spaces and, although some claim to have school libraries, all have reading rooms managed by readapted professionals and with precarious customer service. We conclude by showing a timid change that may, if it is carried out, modify this reality because the municipal education department would be including in the functions of the training center of the municipality, courses for the employees of the reading rooms and guidance for improvements in the reading spaces.

Keywords: School library. Reading room. School library organization. Readapted teachers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Francischeti Martins Motoyama, Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (CEFORPPE)

Doutora em educação e diretora do Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (CEFORPPE) de Presidente Prudente-SP.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Atualmente é livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho e Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ).

Referências

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Senado Federal. Lei n.º 12.244 de 24 de maio de 2010. Brasília, DF: Senado Federal, 2010.

CAMPELLO, B. S. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., [s. l.], v. 15, n. 29, p.184-208, 2010.

CAMPELLO, B. S et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CAMPELLO, B. S.; SILVA, M. A. Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação/GEBE, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZAGA, M. M. Biblioteca escolar e projeto político-pedagógico: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2017.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. São Paulo: IFLA, 1999. Disponível em:

http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 14 maio 2015.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION. Directrizes da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Haia: IFLA, 2002. Disponível

em: http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/schoollibrary-guidelines/school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 14 maio 2015. MOTOYAMA, J. F. M. Bebeteca: engatinhando entre livros. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2020.

NORONHA, M. M. B.; ASSUNÇÃO, A. A.; OLIVEIRA, D. A. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Trab. educ. saúde [online, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 65-86, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462008000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 set. 2020.

PIMENTEL, G.; BERNARDES, L.; SANTANA, M. O que é uma biblioteca? In: PIMENTEL, G.; BERNARDES, L.; SANTANA, M. Biblioteca escolar: Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2007. p. 21-26. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em: 23 dez. 2016.

PRESIDENTE PRUDENTE. Decreto n.º 13.489/99 de 13 de março de 1999. Aprova Regimento Comum das Escolas Municipais de Presidente Prudente. Presidente Prudente: [s. n.], 1999. Disponível em:

http://presidenteprudente.sp.gov.br/site/Documento.do?cod=5819. Acesso em: 24 fev. 2020.

PRESIDENTE PRUDENTE. Decreto n.º 21.142 de 17 de agosto de 2010. Dispõe sobre a instituição do Programa de Educação Integrada Cidadescola, que visa fomentar a Educação Integral de crianças, da Rede Municipal de Ensino do Município de Presidente Prudente. Presidente Prudente: [s. n.], 2010. Disponível em:

http://presidenteprudente.sp.gov.br/site/Documento.do?cod=16699. Acesso em: 24 fev. 2020.

PRESIDENTE PRUDENTE. Lei nº 2296/83 de 21 de dezembro de 1983. Dispõe sobre: Organização da estrutura básica da Prefeitura Municipal, criação e reclassificação de cargos e dá outras providências. Presidente Prudente: [s. n.], 1983. Disponível em:

http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/leis_decretos_detalhe.xhtml?t=2&a=1983&n=2296&c=. Acesso em: 24 fev. 2020.

PRESIDENTE PRUDENTE. Lei Complementar n.º 177/2010 de 25 de novembro de 2010. Dispõe sobre a carreira do Educador Infantil, institui seu plano de carreira e remuneração, e dá providências correlatas. Presidente Prudente: [s. n.], 2010. Disponível em:

http://presidenteprudente.sp.gov.br/site/Documento.do?cod=17541. Acesso em: 24 fev. 2020.

PRESIDENTE PRUDENTE. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes pedagógicas para a organização e funcionamento das unidades escolares. Presidente Prudente: Seduc, 2002.

PRESIDENTE PRUDENTE. Secretaria Municipal de Educação. Manual de procedimentos e normas sala de leitura. Presidente Prudente: Seduc, 2016.

SÃO PAULO. Resolução SE n.º 18, de 10 de abril de 2017. Estabelece normas e critérios relativos à readaptação de servidores da Secretaria da Educação e dá providências correlatas. São Paulo: [s. n.], 2017. Disponível em: http://vclipping.planejamento.sp.gov.br/Vclipping1/index.php/Resolu%C3%A7%C3%A3o_SE_n%C2%BA_18,_de_10_de_abril_de_2017. Acesso em: 10 ago. 2018

SÃO PAULO. Resolução SE 15/2009. Dispõe sobre a criação e organização de salas de leitura nas escolas da rede estadual de ensino. São Paulo: [s. n.], 2009. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/15_09.HTM?Time=24/08/2018%2015:24:11. Acesso em: 30 out. 2016.

SILVA, W. C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins; SOUZA, Renata Junqueira de.
BIBLIOTECA ESCOLAR X SALA DE LEITURA: uma análise reflexiva da realidade de Presidente Prudente (SP) = SCHOOL LIBRARY X READING ROOM: a reflective analysis of the reality from Presidente Prudente (SP)
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 238–264, 14 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos