A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL = THE SCHOOL LIBRARY FROM THE PERSPECTIVE OF PROMOTING RACIAL EQUALITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n1.2021.5

Palavras-chave:

biblioteca escolar, relações étnico-racionais, Lei 10.639/2003, seleção de materiais de informação = Keywords, school library, ethnic-rational relations, Law 10639/2003, selection of information materials.

Resumo

A História africana foi silenciada ao longo de séculos de escravidão e colonialismo e a Lei 10.639/2003 é fruto da emergência de políticas antirracistas conquistadas pelo Movimento Negro no Brasil, em especial na área de construção de políticas públicas para a educação escolar incluindo nos currículos o estudo da disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desta forma, a biblioteca inserida na realidade dos sistemas escolares de ensino do país, deve promover a igualdade racial, desenvolvendo coleções que explorem a temática referida por meio da ação cultural e a partir das manifestações de informação que compõem uma biblioteca escolar. Sendo fundamental na formação de leitores, a biblioteca escolar deve desenvolver acervos antirracistas que incluam livros, revistas, filmes, mapas considerando o público ao qual se destinam essas obras. A tradição da oralidade em sua complexidade e sua representação em sistemas de informação como as bibliotecas escolares é apontada como um desafio ao qual se pode considerar novas possibilidades.

ABSTRACT

African History was silenced over centuries of slavery and colonialism and Law 10.639/2003 is the result of the emergence of anti-racist policies conquered by the Black Movement in Brazil, especially in the area of construction of public policies for school education, including in curricula o study of the discipline of Afro-Brazilian and African History and Culture. In this way, the library inserted in the reality of the country's school systems must promote racial equality, developing collections that explore the aforementioned theme through cultural action and from the information manifestations that make up a school library. Being fundamental in the formation of readers, the school library must develop anti-racist collections that include books, magazines, films, maps, considering the audience to which these works are intended. The tradition of orality in its complexity and its representation in information systems such as school libraries is pointed out as a challenge to which new possibilities can be considered.

Keywords: school library; ethnic-rational relations; Law 10639/2003; selection of information materials.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe Sousa Curvo, Instituto Federal do Maranhão

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2014), Especialista em política de igualdade racial no ambiente escolar pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020). Atualmente ocupa o cargo de bibliotecário-documentalista pelo Instituto Federal do Maranhão Campus Barra do Corda. Colaborador da Academia Barra-Cordense de Letras.

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

CURVO, Luiz Felipe Sousa.
A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL = THE SCHOOL LIBRARY FROM THE PERSPECTIVE OF PROMOTING RACIAL EQUALITY
. Revista Bibliomar, v. 20, n. 1, p. 106–130, 25 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

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