ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DOS DOCENTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO = ANALYSIS OF BIBLIOGRAPHIC PRODUCTIONS OF TEACHERS AT THE CENTER FOR SOCIAL SCIENCES AT FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Produtividade científica, Publicações de divulgação científica

Resumo

Estudo sobre a produção bibliográfica dos docentes do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, a fim de responder o seguinte questionamento: Qual o panorama da Comunicação Científica no Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão? Possui por objetivo geral analisar, a partir da bibliometria, o perfil dos docentes do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, visando mapear a produção científica dos professores no que se refere às publicações bibliográficas registradas na Plataforma Lattes, no período de 2007 a 2017. Destaca a relevância deste estudo por referenciar e reconhecer as produções bibliográficas na Instituição. Do ponto de vista metodológico qualifica-se como um estudo bibliométrico, empregando na etapa inicial a pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada na Plataforma Lattes, por meio dos
registros das produções bibliográficas recuperados nos Currículos Lattes dos
docentes pesquisados. O instrumento de coleta de dados foi uma ficha de análise construída na ferramenta Google Forms, com variáveis dispostas conforme a tipologia e ordem estabelecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no concernente às produções bibliográficas. Conclui que os docentes dos departamentos de Biblioteconomia, Economia, Educação II e Serviço Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão são os que possuem o maior índice de produção. Sugere que estudos dessa natureza tenham continuidade
e aprofundamento.

Palavras-chave: Comunicação científica. Produtividade científica. Publicações de
divulgação científica.

Abstract

Study on the bibliographic production of professors at the Center for Social Sciences at the Federal University of Maranhão, in order to answer the following question: What is the panorama of Scientific Communication at the Center for Social Sciences at the Federal University of Maranhão? Its general objective is to analyze, from bibliometrics, the profile of professors at the Center for Social Sciences of the Federal University of Maranhão, aiming to map the scientific production of professors with regard to bibliographic publications registered in the Lattes Platform, in the period from 2007 to 2017. It highlights the relevance of this study for referencing and recognizing the bibliographic productions in the Institution. From a methodological point of view, it qualifies as a bibliometric study, using bibliographic and documentary research in the initial stage. Data collection was carried out on the Lattes Platform, through the records of bibliographic productions retrieved from the Lattes Curricula of the researched
professors. The data collection instrument was an analysis form built on the Google Forms tool, with variables arranged according to the typology and order established by the National Council for Scientific and Technological Development regarding bibliographic productions. It concludes that professors from the departments of Library Science, Economics, Education II and Social Work at the Center for Social Sciences at the Federal University of Maranhão are those with the highest production index. It suggests that studies of this nature should be continued and deepened.

Keywords: Scientific communication. Scientific productivity. Open access
publications.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora associado 1 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica e bibliometria.

Larissa Silva Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa na Análise de Materiais Publicados de Divulgação da Ciência em Mídias Digitais ou Impressa/ GP-DCMIDI. Membro do NECIT - Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia, vinculado a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal Rio Grande do Sul. Ex-bolsista PIBIC/CNPq do Projeto de Pesquisa Discente Pesquisador. Ex-monitora do Projeto de Extensão Formação Discente Pesquisador oriundo do Depatmento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

PECEGUEIRO, Cláudia Maria Pinho de Abreu; CORDEIRO, Larissa Silva.
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DOS DOCENTES DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO = ANALYSIS OF BIBLIOGRAPHIC PRODUCTIONS OF TEACHERS AT THE CENTER FOR SOCIAL SCIENCES AT FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 9–24, 14 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

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