AMBIENTE DA BIBLIOTECA ESCOLAR: agregando valor à prestação do serviço de informação

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Ambiente da biblioteca, Espaço físico

Resumo

Discute a construção do espaço da biblioteca como elemento integrante do processo de mediação da informação no ambiente escolar. Aborda a significação do espaço enquanto uma construção de sentido fundamental para amparar o estabelecimento das estratégias de sua organização, incluindo a escolha de sua localização no conjunto arquitetônico da escola. Examina a gestão ambiental a partir da percepção de ações e esforços para a organização do espaço da biblioteca escolar envolvendo as características da distribuição espacial, bem como das ambientais, com especial destaque para acessibilidade, iluminação, mobiliário, sinalização e ventilação. Conclui afirmando que os elementos dispostos no contexto espacial da biblioteca escolar se configuram de modo a fazer com que ela cumpra seu papel de agente mediador da informação.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Ambiente de biblioteca. Espaço físico.

SCHOOL LIBRARY ENVIRONMENT: adde value to the provision of information service

Abstract

It discusses the construction of the library space as an integral element of the information mediation process in the school environment. It addresses the significance of space as a construction of fundamental meaning to support the establishment of your organization's strategies, including the choice of its location in the school's architectural complex. It examines environmental management from the perception of actions and efforts to organize the space of the school library involving the characteristics of the spatial distribution as well as the environmental ones, with special emphasis on accessibility, lighting, furniture, signage and ventilation. He concludes by stating that the elements arranged in the spatial context of the school library are configured in such a way as to make it fulfill its role as mediating agent of information.

Keywords: School library. Library environment. Physical space. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). PhD em Propriedade Intelectual. Doutora em Comunicação e Semiótica.

Jakline Silva Pinto

Pós-graduanda em Linguística e Formação de Leitores – Instituto Souza, 2020.

Referências

AMORIM, Aline Pessoa de Oliveira. Design e arquitetura: a criança e as bibliotecas pública infantil e escolar. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-21122017-093737/publico/AlinePessoadeOliveiraAmorim_REV.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

ANTUNES, Cleuza Diogo; PIMENTA, Jussara Santos. Acessibilidade em biblioteca escolar na perspectiva das políticas públicas e diretrizes institucionais do IFRO. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 564-580, ago./nov. 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1296/pdf. Acesso em: 3 maio 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. A biblioteca e seus ritos ambientais. In: SANTOS, Jussara Pereira (org.). Gestão ambiental em biblioteca: aspectos interdisciplinares sobre ergonomia, segurança, condicionantes ambientais e estética nos espaços de informação. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2017. cap. 1, p. 9-22.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Espaços e ambientes para leitura e informação: as cartografias da biblioteca. Londrina: Abecin, 2012.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Sob o olhar do usuário: um estudo semiótico da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas. 2000. 234 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

BONESSO, Edicler Dias de Oliveira; TIEPOLO, Elisiane Vitória. Biblioteca, leitura e lazer: ferramentas para a aquisição do conhecimento. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didáticas pedagógicas. Curitiba: Secretaria da Educação, 2013. Disponível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_port_pdp_edicler_dias_de_oliveira_bonesso.pdf. Acesso em: 24 jun. 2020.

BIBLIOTECA Robertson. Disponível em: https://www.pngwing.com/pt/free-png-pvogt. Acesso em: 3 maio 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências Brasília, DF: Casa Civil, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm. Acesso em: 3 maio 2020.

CABETE, Moisés da Silva; CABETE Nadja Polyana Felizola; MELO, Daniel Reis Arnold de. Acervo enxuto para biblioteca escolar. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 2, p. 26-36, 2016.

DURO, Yvette Zietlow. Dimensão atual da biblioteca infanto-juvenil. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 3/4, p. 211-222, 1979. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002065/1285a013b63312783b20fcced23988cb. Acesso em: 3 maio 2020.

ECUADOR. Ministerio de Educación. Sub Secretaria para la Innovación Educativa y el Buen vivir. Dirección Nacional de Mejoramiento Pedagógico. Bibliotecas escolares: lineamientos para la implementación física de las bibliotecas escolares. Quito: Ministerio de Educación, 2017. Disponible en: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/04/Lineamientos-para-la-implementacion-fisica-de-las-bibliotecas-escolares.pdf. Acesso em: 26 jan. 2020.

FAULKNER-BROWN, Harry. Some thoughts on the design of major library buildings. In: SEMINAR OF THE IFLA SECTION ON LIBRARY BUILDINGS AND EQUIPMENT, 10., 1997, Netherlands. Proceedings [...]. Netherlands: Ifla, 1977. p. 9-21. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s20/rep/intlib.pdf. Acesso em: 3 maio 2020.

FÉLIX, Andreza Ferreira; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. A biblioteca escolar como espaço diferenciado: a perspectiva da cultura escolar. Biblioteca Escolar em Revista, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2015.

FERNÁNDEZ DE AVILLÉS, Paloma. Servicios públicos de lectura para niños y jóvenes. Gijón: Trea, 1998.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; DIAS, Magna Alves; LELIS, Danielle Oliveira. O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, maio/ago., 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/630. Acesso em: 24 jun. 2020.

IFLA. Diretrizes da Ifla/Unesco para biblioteca escolar. Tradução Neusa Dias de Macedo e Helena Gomes de Oliveira. São Paulo: Ifla/Unesco, 2005. Disponível em: http://origin-www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf. Acesso: 13 fev. 2020.

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO. Biblioteca escolar: implementação e organização da biblioteca. Rio de Janeiro: IBS, 2011.

MARANGONI, Filipe et al. Comparativo econômico entre condicionadores de ar com tecnologias convencional e inverter. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Enegep, 2015.

PAIVA, Marília de Abreu Martins de; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Biblioteca escolar: o que é? Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 19, n. 29, p. 87-106, set./dez. 2016.

PERUCCHI, Valmira. A importância das bibliotecas nas escolas públicas municipais de Criciúma – Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 80-98, 1999. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/341. Acesso em: 24 jun. 2020.

PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2007.

SANTOS, Jussara Pereira. Gestão Ambiental em bibliotecas: aspectos interdisciplinares sobre ergonomia, segurança, condicionantes ambientais e estética nos espaços de informação. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

SOUZA, Renata Junqueira de et al. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

STRUCK, Hanns-Peter. A sinalização em bibliotecas. In: SANTOS, Jussara Pereira (org.). Gestão ambiental em bibliotecas: aspectos interdisciplinares sobre ergonomia, segurança, condicionantes ambientais e estética nos espaços de informação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; PINTO, Jakline Silva.
AMBIENTE DA BIBLIOTECA ESCOLAR: agregando valor à prestação do serviço de informação
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 10–26, 30 Jun 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos