UM ESTUDO DAS CORES NO BAIÃO DE PRINCESAS DA CASA FANTI-ASHANTI EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autores

Palavras-chave:

Arte e fé, Baião de Princesas, Cor e simbologia, Ritual, Religião afro-diaspórica.

Resumo

O artigo faz uma descrição das cores no ritual da festa Baião de Princesas ligado à cura/pajelança realizado no dia 13 de dezembro de 2012 na Casa Fanti-Ashanti (terreiro de Mina e Candomblé, em São Luís do Maranhão). O objetivo deste artigo é fazer um estudo das cores das indumentárias (bantés) usadas pelas filhas de santo (vodunsis) e das cores na decoração do Terreiro (Casa Fanti-Ashanti) no intuito de estabelecer conexões com o ensino de Arte, conforme preconiza a Lei 10.639/2003 (torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica). A partir do que refere a Lei, foi realizada pesquisa de campo em terreiro, do tipo estudo de caso, pretendendo inserir a visualidade do terreiro na disciplina Arte por meio do conteúdo fundamentos da linguagem visual. Fez-se um estudo histórico da cor passando pelo uso que os gregos, romanos e a Renascença fizeram dela. A base teórica da pesquisa sustenta-se em autores como: Pedrosa, Chagas, Rousseau, – teorias da cor; Machado e Araújo, Mattos – educação em terreiro; Turner – antropologia do processo ritual e, a Lei nº 10.639/2003 - educação antirracista. As indumentárias do ritual Baião de Princesas são bastante coloridas, o que torna possível para as práticas do terreiro serem inseridas como conteúdo na disciplina Arte (fundamentos da linguagem visual) no estudo das cores no currículo da educação básica (conforme Lei 10.639/2003; MARANHÃO, 2017), uma vez que a festa Baião de Princesas, por seu colorido, oferece material substancial para as práticas escolares no tocante à cor.

Palavras-chave: Arte. Baião de Princesas. Cor e simbologia. Ritual. Religião afro-diaspórica.

ABSTRACT

The article gives a description of the colors in the ritual of the Baião de Princesas celebration linked to healing / pajelança held on December 13, 2012 at Casa Fanti-Ashanti (Terreiro de Mina e Candomblé, in São Luís do Maranhão). The aim of this article is to study the colors of the costumes (bantés) used by the daughters of saints (vodunsis) and the colors in the decoration of the Terreiro (Casa Fanti-Ashanti) in order to establish connections with the teaching of art, as recommended by Law 10.639 / 2003 (obliges the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in basic education). Based on the Law, a field study was carried out in a terreiro, a case study, aiming to insert the terreiro's visuality in the Art discipline through the fundamentals of visual language. A historical study of color was made through the use that the Greeks, Romans, and the Renaissance made of it. The theoretical basis of the research is based on authors such as: Pedrosa, Chagas, Rousseau, - color theories; Machado e Araújo, Mattos - terreiro education; Turner - anthropology of the ritual process and, Law No. 10,639 / 2003 - anti-racist education. The costumes of the Baião de Princesas ritual are very colorful, which makes it possible for the terreiros practices to be inserted as content in the discipline Art (fundamentals of visual language) in the study of colors in the basic education curriculum (according to Law 10.639 / 2003; MARANHÃO, 2017), as the Baião de Princesas party, because of its color, offers substantial material for school practices regarding color.

Keywords: Art. Baião de Princesas. Color and symbolism. Ritual. Afro-diasporic religion.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.

Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica - pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Educação Especial e Neuropsicopedagogia (2016) e, Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde (2017) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (Licenciatura) pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão (2012).

Luís Félix de Barros Vieira Rocha, PREFEITURA DE MATÕES DO NORTE-MA

Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica (2018), Especialista em Politica de Igualdade Racial no Ambiente Escolar (2016), Gênero e Diversidade na Escola (2014) ambos pela Universidade Federal do Maranhão e Educação Especial/Inclusiva (2019) pela Universidade Estadual do Maranhão. Possui Graduação em Educação Artística-Habilitação Artes Plásticas (2013), graduando em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal do Maranhão, Pedagogia pela Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Graduando em Museologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente é professor efetivo pela Secretaria Municipal de Educação de Matões do Norte (SEMED), ministrando a disciplina arte na Escola Municipal Julia Fonseca Barbosa e da Rede Pública Estadual no Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa (CEPAB) em Matões do Norte.

Referências

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira.
UM ESTUDO DAS CORES NO BAIÃO DE PRINCESAS DA CASA FANTI-ASHANTI EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
. Revista Bibliomar, v. 18, n. 2, p. 78–95, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

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Artigos