Edital de submissão v. 15.2/2016

            UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei n° 5.152, de 21/10/1966- São Luís- MA

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

REVISTA BIBLIOMAR

 

EDITAL Nº 02/2016

SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A EDIÇÃO n° 15, v. 2, DA REVISTA BIBLIOMAR DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVESIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

A Comissão Editorial da REVISTA BIBLIOMAR, torna pública a submissão de artigos, conforme as condições apresentadas neste Edital.

A revista Bibliomar é uma publicação de caráter científico do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com periodicidade semestral. Como uma proposta acadêmica do programa político pedagógico de oferecer formação intelectual que permita dominar os paradigmas teóricos-metodológicos na área de Política Editorial é um espaço de divulgação e fomentação da pesquisa científica a fim de discutir, refletir e valorizar o debate acadêmico. Ao abrir temáticas com diálogo em áreas afins, permite que novos(as) autores(as) possam colaborar para a construção de um ambiente de troca e de compartilhamento de experiências, inquietações e novos conhecimentos.

A revista Bibliomar foi criada em 2002, pela professora Rita Portella, para dar suporte interativo entre teoria e práticas editorias da disciplina Política Editorial do Curso de Biblioteconomia da UFMA, serve de canal de incentivo para a produção dos discentes gerando, ao final de cada semestre, a publicação de um novo número da revista. A sua versão eletrônica nos permite ampliar o alcance dessa Revista tanto na esfera nacional como na internacional, atraindo leitores e autores dispostos a contribuir com as discussões no âmbito da Biblioteconomia e áreas afins.

A submissão dos artigos deverá ser realizada pelo e-mail bibliomar@ufma.br com o assunto no envio do e-mail: TITULO DO TRABALHO. Após o envio o participante deve aguardar no prazo de até 48 para confirmação do recebimento do mesmo.

Observação: OS ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS NORMAS DA POLÍTICA EDITORIAL DA REVISTA BIBLIOMAR SERÃO AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADOS.

 

 

 

 

1 A REVISTA

 A REVISTA BIBLIOMAR será editada e publicada em formato digital. Os conteúdos de todas as edições bem como as informações referentes à Comissão Editorial serão disponibilizados na página oficial da Revista Bibliomar[1] no Facebook.[2]

A chamada de trabalhos para a publicação na revista será realizada semestralmente, obedecendo um prazo mínimo de 90 (noventa) dias de antecedência da data de lançamento de acordo com o calendário acadêmico vigente. Para esclarecimentos de dúvidas: bibliomar@ufma.br

 

2 PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

2.1 Publicação deste edital 15/12/2016.

2.2 Prazo inicial 16/12/2016 e prazo final 16/01/2017.

2.3 Divulgação parcial dos resultados 05/02/2017.

 

3 DOS ARTIGOS

Serão publicados artigos inéditos, ou seja, que não tenha sido publicado em outros periódicos ou livros, com exceção a trabalhos publicados em eventos de estudante (Ex. EREBD e ENEBD).

Serão publicados de 7 (sete) a 12 (doze) artigos por edição da Revista. Cada artigo será examinado pela Comissão de Captação e Revisão de Originais que, julgando-o (s) adequado (s) às normas editorias da revista, o(s) encaminhará para 2 (dois) pareceristas anônimos.

O artigo deverá ser enviado conforme as normas de formatação estabelecidas na Política Editoria da Revista, respeitando as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Artigo (ABNT 6023 e 6028 referências e resumo respectivamente), e de acordo com as novas regras ortográficas brasileiras.

Serão aceitos artigos de alunos de Biblioteconomia e áreas afins da Universidade Federal do Maranhão e demais Instituições de Ensino Superior (IES), desde que correlacionados com a área.

O tamanho do artigo deve ser de no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo resumo entre 100 a 250 palavras (vide Normas ABNT 6028), com 3 a 5 palavras-chave e referência bibliográficas (vide ABNT 6023). Os créditos referentes à autoria e coautoria devem ser incluídos nas primeiras notas de rodapé do artigo, especificando a titulação, vínculo institucional e e-mail, sendo uma nota para cada autor(a), com até 200 caracteres (incluindo espaços).

Serão aceitos artigos preferencialmente em português/brasileiro. (Casos excepcionais serão avaliados individualmente).

 

4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Os originais submetidos ao processo de publicação serão apreciados, selecionados e aprovados pelo Conselho Editorial.

2. O texto não deve ser paginado, possuir no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo o resumo e a referência.

3. Em folha à parte os(as) autores(as) deverá(ao) apresentar as seguintes informações: nome completo dos(as) autores(as), qualificação acadêmica, instituição vinculado(a), endereço completo, telefone e endereço eletrônico (e-mail) para contato.

4. os artigos deverão ser redigidos em português (salve exceções extremas), em papel A4 (21,0 cm X 29,7 cm) no programa Word for Windows com uso da letra do formato Times, espaço de 1,5 entrelinhas, fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé. Devem assegurar a padronização obedecendo a NBR 14724/2011 da ABNT às margens:

  • Superior: 3,0 cm;
  • Inferior: 2,0 cm;
  • Esquerda: 3,0 cm;
  • Direita: 2,0 cm;
  • Parágrafo: 1,25 cm a partir da margem esquerda;
  • Citação longa: recuo de 4 cm da margem esquerda.

5. O original deverá ser enviado para o endereço eletrônico bibliomar@ufma.br

6. A primeira página deve conter as informações na seguinte ordem:

a)      Título do trabalho em negrito (e subtítulo não negritado, se houver) centralizado;

b)      Nome(s) do(s) autores(s) seguido(s) de asterisco(s), remetendo para o rodapé da página, a qualificação acadêmica instituição a que está vinculado;

c)      Resumo informativo/indicativo de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras em português acompanhado de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo (ver NBR 6028/2003);

d)     Tradução em inglês do respectivo resumo e palavras-chave (fonte 10, espaços simples entrelinhas) após a conclusão do artigo para efeito de praticidade e recuperação eficaz da informação.

7. Os títulos das tabelas e quadros devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Esses algarismos devem vir acima das ilustrações seguidas dos respectivos títulos, apenas com a inicial maiúscula. Quando as tabelas e os quadros são transcritos, devem se colocar abaixo uma legenda indicando a fonte.

8. Sempre que for mencionada uma citação no texto indica-se a fonte consultada. Para efeito de padronização seguir a NBR 10520/2011, da ABNT seguindo o sistema autor-data, remetendo-se para a lista de referência, ficando o rodapé para as notas.

9. As referências devem ser elaboradas obedecendo ao disposto na NBR 6023/2003 da ABNT, ora em vigor. Todo autor(a) citado no texto deverá constar em uma lista chamada referência, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor.

Observação: Os autores dos artigos receberão certificados

A REVISTA BIBLIOMAR exime-se do pagamento dos direitos autorais.

 

5 DAS ENTREVISTAS

Serão publicadas entrevistas com pesquisadores da área de Biblioteconomia e áreas afins.

Os (as) entrevistadores serão os membros da Comissão Editorial, podendo ser agregados outros entrevistadores ou aceitas entrevistas de outrem, de acordo com a relevância da contribuição destas e em comum acordo com a Comissão. Também serão aceitas entrevistas de pós-graduados(as), pesquisadores(as) e professore(as), desde que as entrevistas sejam feitas dentro da proposta acadêmica da revista. A publicação da entrevista será de comum acordo ente os membros atuantes na Comissão Editorial.

 

6 CRONOGRAMA

Ordem

Item

Data inicial

Data final

Lançamento do edital de submissão para a revista Bibliomar

15/12/2016

 

Submissão de artigos para a Revista Bibliomar

16/12/2016

15/01/2017

DIVULGAÇÃOS DO RESULTADO PARCIAL

 

05/02/2017

 

 

ENVIO PARA CORREÇÕES/ALTERAÇÕES

 

07/02/2017

 

 

RECEBIMENTO DOS ARTIGOS CORRIGIDOS

 

12/02/2017

15/02/2017

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

 

22/02/2017

 

 

LANÇAMENTO OFICIAL DA REVISTA BIBLIOMAR

 

05/04/2017

 

 

 

OBS.: ESSES PRAZOS ESTÃO SUJEITOS À ALTERAÇÃO.



[1] http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar

[2] https://www.facebook.com/Revista-Bibliomar-134827333562063/?fref=ts