Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Bibliomar?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Bibliomar não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.
 
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO: instruções aos autores

1 INFORMAÇÕES GERAIS

A Revista Bibliomar é uma publicação acadêmica de responsabilidade do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de periodicidade semestral, disponibilizada no formato eletrônico Destina-se à publicação de trabalhos científicos, inéditos interdisciplinares  sob a forma de artigo (original, de revisão, traduzidos); resenha; ensaio; relatos de experiências; entrevistas.

A publicação dos trabalhos depende da decisão da Comissão Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).

Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

Os trabalhos encaminhados por alunos de graduação e pós-graduação, se realizados com a participação e/ou orientação de um professor ou dentro de grupos de pesquisa, devem conter o nome do professor orientador como coautor do texto.

Os autores serão informados, através do e-mail indicado, sobre a aceitação ou não do trabalho para publicação.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, os trabalhos enviados deverão seguir rigorosamente às regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

O(s) autor(es) deverão submeter os seus trabalhos de acordo com as exigências de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a informação e documentação, adotando sempre as edições mais recentes, a saber:

a)  NBR 6022 - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica;

b)  NBR 10520 – Citações em documentos;

c)  NBR 6023 – Referências;

d) NBR 6028 – Resumos;

e)  NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;

f)  NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos;

g)  IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pela Comissão Editorial.

2.1 Artigos (original, revisão, tradução)

a)  o número de páginas dos artigos deve ser no mínimo 10 e máximo 25;

b) cada artigo pode ter no máximo três autores (os casos excepcionais serão avaliados pela comissão de captação de originais). caso os autores sejam alunos de graduação, devem publicar os artigos acompanhados do orientador (professor);

c)  os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– título e subtítulo (se houver), respectivamente, no idioma do texto e em inglês;

– resumo indicativo ou informativo (de 100 a 250 palavras), na língua do texto, com Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5, separadas por ponto);

– resumo em língua estrangeira, em inglês, Abstract com Keywords (mínimo 3 e máximo 5, separados por ponto);

– texto (introdução, desenvolvimento e considerações finais);

– notas explicativas (se houver);

– referências.

2.2 Ensaio 

a)  o número de páginas deve ser no mínimo 7 e máximo 15;

b)  deve apresentar a seguinte sequência:

– título e subtítulo (se houver);

– autoria.

– texto.

2.3 Resenhas

a)  os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de três (03) páginas;

b)  serão aceitas resenhas de publicações editadas no Brasil e no exterior há, no máximo, 02 e 04 anos, respectivamente;

c)  as resenhas deverão apresentar a seguinte sequência:

– referência completa da obra: Autor(es). Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano. nº de páginas;

– nome do resenhista;

– instituição a que pertence;

– texto (revisão crítica da publicação).

2.4 Entrevistas

As entrevistas deverão ser apresentadas em até 3 páginas, com os nomes do (s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es). É necessário o envio da autorização do (s) entrevistado (s), concordando com a publicação do trabalho.

2.5 Relato de experiência

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA

1 O relato de experiência deve conter no mínimo 7 (sete) e no máximo de 15 (quinze) páginas, incluindo referências e notas. As citações (NBR 10520/2002) nos relatos e a sua identificação (NBR 6023/2018 - Referências) ao final do texto, devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1.1 A não observância das Normas da ABNT, a ausência de revisão linguística (por parte dos autores) ou inobservância dos critérios aqui estabelecidos para a produção do gênero Relato de Experiência poderá implicar na reprovação do texto.

2 Formatação - O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx;), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser utilizada a fonte arial, corpo 12, espaçamento 1,5 entres linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.

2.1 Serão desclassificados sumariamente os relatos de experiência que vierem em formato pdf.

3 Título em português e em idioma estrangeiro - Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte arial, tamanho 12. Subtítulo se houver, em letras minúsculas.

3.1 Os títulos dos relatos de experiência (em língua portuguesa e em idioma estrangeiro) deverão observar um limite máximo de 135 caracteres.

3.2 Financiamento - No caso de projetos que foram financiados, destacar, em nota de rodapé vinculada ao título a(s) instituição(ões) financiadora(s).

4 Autoria do trabalho

4.1 Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 entre linhas), identificar o(s) autor(es) e professor (a) orientador(a) do trabalho e na nota de rodapé identificar a titulação, curso, unidade e endereço eletrônico (e-mail) de cada autor.

5 Elementos constitutivos do relato de experiência:

5.1 Resumo - Deverá abranger breves e concretas informações sobre o objeto do trabalho acadêmico, objetivos, metodologia, discussão, conclusões do trabalho, mas de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo, segundo a NBR 6028). O Resumo deverá ser feito em arial, fonte 10, espaçamento simples.

5.1.1 Palavras-chave - Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto e com iniciais em maiúscula.

5.1.2 Resumo em língua estrangeira (mesmo formato do resumo em língua portuguesa)

5.1.2.1 Palavras-chave em língua estrangeira.

5.2 Introdução - Deve ser breve e, de forma clara, justificar o problema estudado. Ela deve conter o marco-teórico, problema, objetivos e justificativa.

5.3 O desenvolvimento, parte fundamental do texto, deve ser elaborado de forma concisa e clara; conter a exposição ordenada e detalhada do assunto. Nele se inserirão:

5.3.1 revisão de literatura (caso necessário) pois pode ser contemplada na discussão do relato de experiência;

5.3.2 a metodologia deve descrever onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e os procedimentos utilizados;

5.3.3 a discussão: deve-se relatar a experiência, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema; mostrar análise dos resultados obtidos, se for o caso;

5.3.4 podem-se usar recursos ilustrativos de figura ou tabela, acompanhados de análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações;

5.3.4.1 a tabela ou figura (fotografia, gráfico, desenho) deve apresentar qualidade necessária para reprodução. Deve ser gravada(o) em formato word para possibilitar correções, caso necessário. Deve ser inserida(o) no texto e numerada(o) com algarismos arábicos. As tabelas (seguir o Manual de Tabulação do IBGE), figuras, quadros etc. devem ser apresentadas sem negrito.

5.5 Nas considerações finais, deverão ser considerados os objetivos explicitados e uma síntese dos resultados, evidenciar análise e discussão dos dados obtidos.

5.6 Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se às normas da ABNT (NBR 6023/2018).

5.6.1 Deve ser utilizada a fonte arial, corpo 12, alinhamento à esquerda, com espaçamento entre linhas simples, e 1 (um) espaçamento em branco entre as referências (6 pt).


2.6 Algumas regras gerais de apresentação

Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:

a)  os textos devem ser gerados em Word ou Open Office, com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm; fonte Arial 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;

b)  os textos devem ser enviados após uma rigorosa revisão ortográfica, gramatical e de normalização;

c) quanto às citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520, com as seguintes orientações:

– quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano de publicação. Quando se tratar de citação direta, especificar número da página da fonte utilizada. Exemplos: Serra (2009, p. 7), Serra e Matos (2015, p. 7), Ribeiro, Costa e Oliveira (2010, p. 7) ou Freitas et al. (2015, p. 7), este último, quando for de mais de três autores. Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional, conforme exemplo: Serra (2009) ou Serra (2009, p. 7);

– quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, o(s) autor(es) e o ano devem ser colocados entre parênteses. Exemplos: (SERRA, 2009, p. 7), (SERRA; MATOS, 2015, p. 7), (RIBEIRO; COSTA; OLIVEIRA, 2010, p. 7), (FREITAS et al., 2015, p. 7);

– as citações diretas que contenham até três (3) linhas serão destacadas através de aspas duplas, devendo permanecer com a mesma fonte (12) do texto;

– as citações diretas de mais de três (3) linhas deverão figurar destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém, em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas;

– as citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (BRITO, 2010, p. 10, tradução nossa);

– não usar expressões latinas (Id., Ibid.., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Brito (apud OLIVEIRA, 2011, p. 10) ou (BRITO apud OLIVEIRA, 2011, p. 10), Santos et al. (2014) ou (SANTOS et al., 2014), este último, quando for de mais de três autores;

– as ilustrações (quadros, fotografias, figuras, gráficos etc.), deverão ser apresentadas conforme item 6.6 da NBR 6022/2018 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg). A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), em fonte tamanho 10. Exemplo: Fonte: Ribeiro (2006); Fonte: IBGE (2017), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho. As ilustrações, tabelas e fórmulas deverão vir em preto e branco e inseridas no texto;

– as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo, x2 + y2 = z2 (1)

– as Tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;

– as notas, de caráter explicativo, são numeradas sequencialmente e devem figurar após a conclusão do texto, eliminando-se os recursos de nota de rodapé;

d)  as referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com as normas NBR 6023.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores,  Normas para publicação: instruções aos autores, na seção Sobre a Revista.

  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice. O texto está em espaço 1,5 entrelinhas; fonte Arial tamanho 12, sem paginação; as ilustrações, as tabelas e as fórmulas deverão ser inseridas no texto.
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice  (desde que não ultrapassem 2MB).

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Senhores editores da Revista Bibliomar,

 

Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:

a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;

b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;

c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.

 

Respeitosamente,

 

Loca/data____________, ______/_____/_____

 

Assinatura do autor(es)

 

 DIREITOS DE PUBLICAÇÃO

Qualquer usuário poderá  ter direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
 

 

Direitos autorais da Revista Bibliomar

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.