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Noticias

Fiquem atentos! está aberto o edital de submissão para publicação da revista BIBLIOMAR. Prepare seu artigo e publique, dissemine. REVISTA BIBLIOMAR a informação a serviço da ciência.

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Resenha

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Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial da Revista Bibliomar

1 INTRODUÇÃO

A Revista Bibliomar é uma publicação de caráter cientifico do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com periodicidade semestral. Como uma proposta acadêmica do programa político pedagógico de oferecer formação intelectual que permita dominar os paradigmas teórico-metodológicos na área de Política Editorial, constitui-se num espaço de divulgação e fomentação da pesquisa científica a fim de discutir, refletir e valorizar o debate acadêmico. Ao abrir temáticas com diálogo em áreas afins, permite que novos (as) autores (as) possam colaborar para a construção de um ambiente de troca e de compartilhamento de experiências, inquietações e novos conhecimentos. A Revista Bibliomar for criada em 2002, pela professora Rita Portella, para dar suporte interativo entre teoria e práticas editoriais da disciplina Política Editorial do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

2 MECANISMOS DE AVALIAÇÃO

As avaliações são feitas por dois avaliadores e, em caso de discordância, um terceiro avaliador é requisitado. São critérios de avaliação: a originalidade contribuição para a área, qualidade técnica do texto, da apresentação e da metodologia. Para assegurar a idoneidade e a imparcialidade no julgamento/análise é mantido rigoroso sigilo dos autores e avaliadores do(s) artigo(s), entrevista(s), depoimento(s) ou resenha(s).

3 CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

A cessão de direito autoral para uma revista é importante na medida em que preservar o nome do autor, dando retorno à confiança depositada, ao mesmo tempo em que protege os interesses da revista como divulgadora de conhecimentos científicos na área da Biblioteconomia.

A aprovação de um trabalho implica, automaticamente, na cessão integral dos direitos de publicação à REVISTA BIBLIOMAR. Assim, ao enviar seu trabalho, o autor responsável cede seus direitos sobre o trabalho para a revista mencionada de acordo com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, que deverá ser apresentado no ato da submissão. Os artigos publicados terão a identificação de autoria, de acordo com a política da revista.

Os trabalhos originais não aceitos para a publicação serão devolvidos a seus autores, como forma de demonstrar responsabilidade para com o indivíduo que deseja publicar seu trabalho. As ideias e opiniões, expressas nos artigos, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial da Revista Bibliomar.

A Revista Bibliomar não cobra por publicação. Dessa forma, é imprescindível o uso da ética e da moral no envio de trabalhos, respeitando os critérios e normas de publicação estabelecidos. Os artigos somente serão publicados mediante o recebimento do termo de confirmação de autoria e cessão de direitos autorais.

4 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

4.1 Comissão Editorial (CE)

Possui a função de definir a Política Editorial da revista e organizar a produção de uma determinada edição, executando os processos editoriais necessários.

A comissão será composta por, no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) aluno(as) do Curso de Biblioteconomia da UFMA que estejam matriculados na disciplina Política Editorial, que se responsabilizarão pela edição da revista, compreendendo assim o período de no mínimo 3 (três) e no máximo (seis) meses.

O Conselho Editorial é composto pelo editor(a) chefe, pelo(a) coordenador(a) geral, pelos(as) coordenadores(as) de cada comissão.

A revista contará com pareceristas fixos e ad hoc. Os pareceristas poderão ser: pesquisadores, especialistas, pós-graduados(as) ou pós-graduandos(as) da área de Biblioteconomia e ciências afins.

5 ESTRUTURA DA REVISTA

A Revista Bibliomar será editada e distribuída no formato digital. Os conteúdos de todas as edições bem como as informações referentes à Comissão Editorial serão disponibilizados no site do periódico:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar

A chamada de trabalhos para a publicação na revista será realizada semestralmente, obedecendo um prazo mínimo de 90 (noventa) dias de antecedência da data de lançamento de acordo com o calendário acadêmico vigente.

5.1 Dos artigos       

Serão publicados artigos inéditos, ou seja, que não tenha sido publicado em outros periódicos ou livros, com exceção a trabalhos publicados em eventos de estudante.

Serão publicados no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) artigos por edição da revista.

Cada artigo será examinado pela Comissão de Captação de Revisão de Originais que, julgando-o(s) adequado(s) às normas editoriais da revista, o(s) encaminhará para 2 (dois) pareceristas ad hoc.

O artigo deverá ser enviado conforme as normas de formatação estabelecidas na Política Editorial da revista, nas normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de acordo com as novas regras ortográficas brasileiras. Serão aceitos artigos de alunos, professores, pesquisadores, técnicos de Biblioteconomia e áreas afins.

O artigo deve conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo resumo entre 100 a 250 palavras (vide Normas ABNT 6028), com 3 a 5 palavras-chave e referências (vide ABNT 6023). Os créditos referentes à autoria e coautoria devem ser incluídos nas primeiras notas de rodapé do artigo, especificando a titulação, vínculo institucional e e-mail, sendo uma nota para cada autor(a), com até 200 caracteres (incluindo espaços).

Serão aceitos artigos preferencialmente em português/brasileiro. (Casos excepcionais serão avaliados individualmente).

Os artigos terão somente breve revisão das normas da ABNT, cabendo ao(a) autor(a)as adequações pedidas pelas normas de publicação da revista. As regras gramaticais e ortográficas não serão revisadas, cabendo aos(as) mesmos(as) em conformidade com as regras vigentes.

5.2 Normas para publicação

A Revista Bibliomar  publica artigos, entrevistas, relatos de experiências, biografias, resenhas, resumos e informes pertinentes à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, cabendo ao seu Conselho Editorial a decisão final sobre a publicação.

5.3 Normas para apresentação/submissão de trabalhos

Dos artigos

1. O texto não deve ser paginado, possuir no máximo 15 páginas, incluindo o resumo e as referências.

2. Cada artigo poderá conter até três autores.

3. os artigos deverão ser redigidos em português (salve exceções extremas), em papel A4 (21,0 cm X 29,7 cm) no programa Word for Windows com uso da letra do formato Arial, espaço de 1,5 entrelinhas, fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas. Devem assegurar a padronização obedecendo a norma da NBR 147524/atual, da ABNT; quanto às margens:

- Superior: 3,0 cm;

- Inferior: 2,0 cm;

- Esquerda: 3,0 cm;

- Direita: 2,0 cm;

- Parágrafo: 1,25 cm a partir da margem esquerda;

- Citação longa: recuo de 4 cm da margem esquerda.

5.  A primeira página deve conter as informações na seguinte ordem:

a) título do trabalho em negrito (e subtítulo não negritado, se houver) centralizado;

c) resumo indicativo ou informativo entre 100 e 250 palavras em português acompanhado de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo (fonte 12, espaço simples entrelinhas);

d) tradução em inglês do respectivo resumo e palavras-chave (fonte 12, espaço simples entrelinhas).

6. Os títulos das tabelas e quadros devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Esses algarismos devem vir acima das ilustrações seguidas dos respectivos títulos, apenas com a inicial maiúscula. Quando as tabelas e os quadros são transcritos, devem se colocar abaixo uma legenda indicando a fonte.

7. Sempre que for mencionada uma citação no texto indica-se a fonte consultada. Para efeito de padronização seguir a NBR 10520/atual, da ABNT seguindo o sistema autor-data, remetendo-se para a lista de referência, ficando o rodapé para as notas.

8. As referências devem ser elaboradas obedecendo ao disposto na NBR 6023/atual da ABNT, em vigor. Todo autor(a) citado no texto deverá constar em uma lista chamada referência, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor.

6 DAS ENTREVISTAS

Serão publicadas entrevistas com pesquisadores da área de Biblioteconomia e áreas afins.

Os(as) entrevistadores serão de responsabilidade dos membros da Comissão Editorial, podendo ser agregados outros entrevistadores ou aceitas entrevistas de outrem, de acordo com a relevância da contribuição destas e em comum acordo com a Comissão. Também serão aceitas entrevistas de pós-graduados(as), pesquisadores(as), técnicos e professore(as), desde que as entrevistas sejam feitas dentro da proposta acadêmica da revista. A publicação da entrevista será de comum acordo entre os membros atuantes na Comissão Editorial.

7 A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO EDITORIAL

Os membros da Comissão Editorial ficam divididos entre os cargos previamente estabelecidos. As funções podem ser mudadas ou flexibilizadas de acordo com a necessidade e acordos feitos entre os membros da Comissão Editorial Executiva. Cada membro da revista é ciente das presentes condições e se compromete com a execução das tarefas estipuladas, assim como o comprometimento de permanência da revista. Os membros da CE devem estar cientes e em concordata com o Regulamento Interno da revista.

As reuniões da Comissão Editorial Executiva se darão a cada quinze dias em data estipulada previamente. As reuniões serão do prédio do Centro de Ciências Sociais da UFMA(CCSo) ou em outro local a ser definido, devendo estar presentes todos os(as) convocados(as) e/ou interessados(as). Tal periodicidade de reuniões poderá ser diminuída em caso de proximidade de lançamento de nova edição da revista ou ampliada em períodos de recesso e/ou férias, ou em outros casos não previstos e acordados.

8 APRECIAÇÃO PELA COMISSÃO EDITORIAL

Os trabalhos serão apreciados pela Comissão de Captação e Revisão de Originais, que solicitará pareceres de consultores fixos e/ou ad hoc, cujo nomes serão mantidos em sigilo. A estes, os artigos serão encaminhados sem identificação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.

Quando forem indicadas modificações substanciais, o(a) autor(a) será notificado e poderá realiza-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado pela Comissão Editorial.

9 ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

A Comissão de Captação e Revisão de Originais fará a triagem e uma primeira apreciação. Os artigos que estiverem fora dos padrões de publicação previstos nesta Política Editorial e que não cumprirem com os requisitos mínimos previstos nas Normas da ABNT, serão eliminados.

A apreciação dos pareceristas virá a seguir:

Os(as) autores(as) serão informados, com até 30 dias de antecedência da publicação do número, sobre aprovação ou não do trabalho. Em caso de necessidade de mudanças, os(as) autores(as) serão notificados tendo até 15 dias para efetuar as mudanças.

Caso os(as) autores(as) não devolvam indicando correções o texto retornará uma segunda vez aos(as) mesmos(as). Caso o texto não retorne com as devidas correções solicitadas, este será eliminado.

A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho será sempre da Comissão Editorial.