O INDIVÍDUO NA SOCIEDADE LÍQUIDO-MODERNA E A IDENTIDADE NACIONAL

Autores

  • José Rosamilton de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a sociedade líquido-moderna definida pelo sociólogo Zygmunt Bauman. O autor afirma que vivemos em uma sociedade que os relacionamentos pessoais e conjugais não são mais duradouros, como também, não há mais efetividade no trabalho, pois as pessoas preferem não possuir vínculos que as prendam a outras. Portanto, na sociedade líquido-moderna, a identidade do sujeito é constituída por um leque de opções que se caracterizam pelo imediatismo. Assim, neste tipo de contexto social é cada vez malvista a pessoa ser identificada de modo inflexível e fixa. As identidades são um conjunto de identificações atribuídas ao indivíduo por quem está ao seu redor. Para Bauman (2005) a identidade de um indivíduo ocorre a partir de seu nascimento em um país e sua afirmação dentro dessa nacionalidade, ou seja, para possuir uma determinada identidade nacional tem que ser aceito oficialmente no seu reduto social. Desse modo, para o indivíduo da modernidade líquida, as identidades são portadas como algo leve e passageiro, porque o medo da solidão e abandono contribui para que as pessoas estejam sempre disponíveis e desimpedidas para um relacionamento, mesmo que não seja duradouro, afinal busca-se apenas o momento presente.

Palavras-chave: Sociedade líquido-moderna. Sujeito. Identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rosamilton de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras - Inglês (2001) e Letras - Espanhol (2013); Especialista em Linguística Aplicada (2004) e em Língua Inglesa (2006); Mestre em Letras (2011) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Especialista em Gestão Escolar (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Permanente Nível V da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte com carga horária de 60 horas na Escola Estadual Vicente de Fontes. Possui experiência em Linguística, com ênfase em ensino de línguas inglesa e espanhola, livro didático, Análise do Discurso da vertente francesa, discurso e mídia e gestão escolar.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

de Lima, J. R. (2019). O INDIVÍDUO NA SOCIEDADE LÍQUIDO-MODERNA E A IDENTIDADE NACIONAL. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9893