ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério

Autores

  • Deisi Luzia Zanatta Universidade de Passo Fundo (UPF) Católica de Santa Catarina - Campus, de Jaraguá do Sul - SC.
  • Ernani Cesar de Freitas

Palavras-chave:

O livro da selva. O livro do cemitério. Protagonista. Cenografia.

Resumo

Este artigo tem como norteamento central descrever e analisar a cenografia proposta por Dominique Maingueneau (2009) em O livro da selva (1984), de Rudyard Kipling e O livro do cemitério (2008), de Neil Gaiman. Esta abordagem leva em consideração que a obra literária se materializa no e pelo discurso e as marcas enunciativas do discurso literário se configuram através de uma cenografia, cuja condição é validar a narrativa ao mesmo tempo, que define a posição do enunciador, co-enunciador e da não-pessoa na enunciação. Trata-se de um estudo teórico, descritivo e analítico que se fundamentou na perspectiva da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente no processo discursivo-enunciativo proposto por Dominique Maingueneau (1996, 2009), bem como as ideias de alguns de seus estudiosos Freitas & Serena (2014); o texto literário como forma de comunicação conforme Mikhail Bakhtin (1997) e a distinção entre linguagem científica e literária conforme Roland Barthes (2004). Levando em consideração que a leitura é ato primordial para se alcançar o letramento, buscamos contribuições sobre o significado da leitura em Regina Zilberman (2009) e a (re) construção do “eu” que a leitura possibilita através dos postulados de Michèle Petit (2005, 2009). O estudo evidenciou que o discurso literário nas obras analisadas compreende uma cenografia e, com isso, pode ocorrer a identificação do leitor com os textos a partir das cenas enunciativas construídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Universidade de Passo Fundo (UPF) Católica de Santa Catarina - Campus, de Jaraguá do Sul - SC.

Licenciada e especialista em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora na Católica de Santa Catarina - Centro Universitário.

 

Ernani Cesar de Freitas

Doutor em Letras pela PUCRS, com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/ LAEL); pesquisador nas áreas Linguagem e Trabalho, Semântica Argumentativa, Semiolinguística; professor do Mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo; professor do mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ECO, Humberto. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FREITAS, Ernani Cesar.; SERENA, Marinês. A cenografia no discurso literário: enlaçamento enunciativo e ethos no romance Eva Luna. Desenredo. Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 64-93, jan/jun. 2014.

GAIMAN, Neil. O livro do cemitério. Tradução de Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. O discurso literário. Tradução de Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2009.

______. Pragmática para o discurso literário. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

KIPLING, Rudyard. O livro da selva. Tradução de Vera Karam. Porto Alegre: LP&M, 1997.

PETIT, M. Una arte que se transmite. Desenredo. Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 99-116, jan/jun, 2006.

_________. A arte de ler – ou como resistir à adversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. 1ª. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: RÖSING, Tania.; ZILBERMAN, R. (Org.). Escola e leitura: velhas crises, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. P. 17- 39.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

Zanatta, D. L., & de Freitas, E. C. (2019). ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA: a cenografia em O livro da selva e O livro do cemitério. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9674