DANIEL DENNETT: uma perspectiva evolutiva da mente

Autores

  • Gildeon Oliveira do Vale Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFPI

Palavras-chave:

filosofia da mente

Resumo

O presente artigo pretende, a partir da leitura de Tipos de Mentes – rumo a  uma compreensão da consciência (1997), de Daniel Dennett, compreender a contribuição deste filósofo à investigação da mente, sobretudo do ponto de vista de uma proposta metodológica.  Neste sentido, aborda a perspectiva evolutiva da mente e a postura intencional, integradas à visão funcionalista do filósofo. 

PALAVRAS-CHAVE: Mente; Funcionalismo; Intencionalidade; Teoria da Evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildeon Oliveira do Vale, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFPI

Mestre em Filosofia pelo PPGFIL UFPI/UFMA

Dissertação: "Aristóteles para os nossos dias? Uma análise da apropriação da ética aristotélica das virtudes por Alasdair MacIntyre"

Professor do Instituto Federal do Piauí

Referências

CESCON, Everaldo. Quatro perspectivas contemporâneas em filosofia da mente. Revista Internacional de Filosofia. Suplemento 3, 2010, p. 321-335.

DENNETT, Daniel. Tipos de mentes – rumo a uma compreensão da consciência. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Versão digital disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/26790039/Tipos-de-Mentes-Daniel-Dennett>. Acesso em: 07 dez 2016.

DENNETT, Daniel. Prefácio In: ____________. Tipos de mentes – rumo a uma compreensão da consciência. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Versão digital disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/26790039/Tipos-de-Mentes-Daniel-Dennett>. Acesso em: 07 dez 2016.

DESCONSTRUINDO o “eu”. Disponível em . Acesso em: 17 dez 2016.

MIGUENS, Sofia. Daniel Dennett:a filosofia da mente como inquérito impuro. Comunicação apresentada no XIII Encontro de Filosofia - Princípio de Filosofia: natureza, homem, pensamento. Edição da Associação de Professores de Filosofia, 1999.

VIANA, Wellistony C. Hans Jonas e a filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2016. Coleção Ethos.

WRIGLEY, Michael, O seu tataravô era um robô. Em: . Acesso em: 16 dez 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

do Vale, G. O. (2019). DANIEL DENNETT: uma perspectiva evolutiva da mente. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(19). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/9507